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Melo, P. B., Toraci, V. & Assis, R. V. (2023). MediaLit: pesquisa-ação para verificação e desenvolvimento da literacia mediática e digital de professores da educação básica no Brasil. XII Congresso Português de Sociologia.
P. B. Melo et al., "MediaLit: pesquisa-ação para verificação e desenvolvimento da literacia mediática e digital de professores da educação básica no Brasil", in XII Congr.o Português de Sociologia, Coimbra, 2023
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TY - CPAPER TI - MediaLit: pesquisa-ação para verificação e desenvolvimento da literacia mediática e digital de professores da educação básica no Brasil T2 - XII Congresso Português de Sociologia AU - Melo, P. B. AU - Toraci, V. AU - Assis, R. V. PY - 2023 CY - Coimbra UR - https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/ AB - Entre as várias competências-chave necessárias para a participação cidadã na Sociedade do Conhecimento, este trabalho aborda o desenvolvimento da literacia mediática e digital. A reconfiguração do conceito de literacia mediática para o contexto das redes sociais e dos novos media mostrou-se fundamental, considerando os efeitos da velocidade da circulação da informação sobre o potencial de mensagens falsas de interferir na forma de pensar e agir dos indivíduos. Assim, a proposição de formas de capacitar os indivíduos para que possam compreender e decifrar as informações mediáticas torna-se premente, assim como saber produzir e circular mensagens nas redes digitais. O protótipo MediaLit integra o projeto de pesquisa “Humanidades no Ensino Médio: currículos, recursos didáticos e práticas pedagógicas”, desenvolvido na Fundação Joaquim Nabuco (Ministério da Educação do Brasil), tendo como foco investigar metodologias pedagógicas participativas para o desenvolvimento da literacia mediática e digital de professores da educação básica brasileira. Uma das atividades da investigação foi a oferta da unidade curricular Letramento para as mídias digitais e ensino de Sociologia na escola em formato remoto no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio). Os resultados ainda estão sendo aferidos, a partir da aplicação de dois questionários online - um anterior às aulas, aplicado na rede nacional do mestrado (que contou com 200 mestrandos em 2022, dos quais 60 responderam) e outro posterior ao seu término, restrito aos mestrandos que cumpriram a UC, contendo exatamente as mesmas questões do primeiro, com o intuito de captar em que medida ela promoveu mudanças nos níveis de literacia mediática e digital. O questionário coletou informações referentes às condições sócio-demográficas, o nível de escolaridade do respondente e de seus pais, condições de acesso e uso dos media (suportes e conexão com a internet), hábitos de leitura, práticas cotidianas de consumo e produção de conteúdo com uso dos media digitais, práticas de cidadania digital, hábitos de checagem de informações, análise de conteúdos em textos e imagens. A UC foi ofertada de agosto a novembro de 2022, com um total de 45 horas/aula, e contando com 6 cursistas oriundos de várias cidades do país. O plano de ensino se baseou em metodologias participativas de fundamento freiriano (Freire, 2005, 2021). Face ao universo reduzido de matriculados, os resultados não permitem produzir generalizações, mas ajudam a perceber como estes professores de educação básica adentraram na unidade curricular e como eles saíram, i.e., permitem verificar se iniciativas curriculares como esta são capazes de promover a elevação das competências em literacia para os media. É a análise preliminar do estudo que traremos para discussão neste trabalho- ER -