Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Borges, J.C. & Marat-Mendes, T. (2023). Viagem à capital de Lisboa: O Gabinete Técnico da Habitação e a nova visão de habitat para o oriente da cidade. In Câmara Municipal de Lisboa (Ed.), POLÍTICAS DE HABITAÇÃO EM LISBOA DA MONARQUIA À DEMOCRACIA. Catálogo da Exposição. (pp. 354-362). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.
Export Reference (IEEE)
J. D. Borges and T. M. Marat-Mendes,  "Viagem à capital de Lisboa: O Gabinete Técnico da Habitação e a nova visão de habitat para o oriente da cidade.", in POLÍTICAS DE HABITAÇÃO EM LISBOA DA MONARQUIA À DEMOCRACIA. Catálogo da Exposição., Câmara Municipal de Lisboa, Ed., Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2023, pp. 354-362
Export BibTeX
@incollection{borges2023_1716199607534,
	author = "Borges, J.C. and Marat-Mendes, T.",
	title = "Viagem à capital de Lisboa: O Gabinete Técnico da Habitação e a nova visão de habitat para o oriente da cidade.",
	chapter = "",
	booktitle = "POLÍTICAS DE HABITAÇÃO EM LISBOA DA MONARQUIA À DEMOCRACIA. Catálogo da Exposição.",
	year = "2023",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "354-354",
	publisher = "Câmara Municipal de Lisboa",
	address = "Lisboa"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - Viagem à capital de Lisboa: O Gabinete Técnico da Habitação e a nova visão de habitat para o oriente da cidade.
T2  - POLÍTICAS DE HABITAÇÃO EM LISBOA DA MONARQUIA À DEMOCRACIA. Catálogo da Exposição.
AU  - Borges, J.C.
AU  - Marat-Mendes, T.
PY  - 2023
SP  - 354-362
CY  - Lisboa
AB  - O Estado Novo reconhece finalmente a dramática crise de alojamento na capital, depois de denúncias, mais técnicas ou mais caridosas, feitas por inquéritos, pelo planeamento urbano e por instituições de assistência social. À CML competem os estudos e planos de urbanização, a expropriação dos terrenos e a criação dum gabinete para executar estas tarefas. Estamos em 1959, extingue-se o GEU e surge o Gabinete Técnico da Habitação (GTH). Embora o nome enfatizasse o seu carácter técnico, o GTH vai deixar em Lisboa uma inconfundível marca de modernidade, diferenciada pela experimentação, a diferença, a afirmação de formas imaginativas que, por isso, serão muitas vezes mal compreendidas. Mas que ambicionaram, duma forma vertiginosamente diferente da idealizada pelo regime, transformar a sociedade e a imagem da cidade como a conhecemos.
ER  -