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Pereira, A., Lopes da Costa, R., Gonçalves, R., Pereira, L. & Dias, Á. (2022). A implementação do conceito indústria 4.0 em Portugal. In Ana Isabel Renda, Margarida Custódio Santos (Ed.), XIII Postgraduate Conference on Management, Hospitality & Tourism ESGHT/ISCAL 2022, Book of Abstracts. (pp. 14-15). Faro: Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
Export Reference (IEEE)
A. Â. Pereira et al.,  "A implementação do conceito indústria 4.0 em Portugal", in XIII Postgraduate Conf. on Management, Hospitality & Tourism ESGHT/ISCAL 2022, Book of Abstracts, Ana Isabel Renda, Margarida Custódio Santos, Ed., Faro, Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, 2022, pp. 14-15
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@inproceedings{pereira2022_1716239049081,
	author = "Pereira, A. and Lopes da Costa, R. and Gonçalves, R. and Pereira, L. and Dias, Á.",
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TY  - CPAPER
TI  - A implementação do conceito indústria 4.0 em Portugal
T2  - XIII Postgraduate Conference on Management, Hospitality & Tourism ESGHT/ISCAL 2022, Book of Abstracts
AU  - Pereira, A.
AU  - Lopes da Costa, R.
AU  - Gonçalves, R.
AU  - Pereira, L.
AU  - Dias, Á.
PY  - 2022
SP  - 14-15
CY  - Faro
UR  - http://www.esght.ualg.pt/pgconference/pt/index.html
AB  - Objetivos: O objetivo genérico desta investigação passa por perceber qual o “estado da arte” I4.0 em Portugal, caracterizando a indústria portuguesa quanto ao nível da implementação do conceito “Indústria 4.0”, existindo ainda objetivos específicos que consistem em: 1) percecionar se a digitalização está considerada na estratégia organizacional; 2) identificar as principais barreiras para uma válida adoção da tecnologia; 3) entender qual o impacto expectável da implementação de ações I4.0; 4) perceber como podem as empresas industriais portuguesas proceder a uma correta análise do seu “ser digital”. Fundamentação teórica: A Indústria 4.0, pretende transformar as empresas em organizações mais eficientes e produtivas, através da implementação de tecnologias baseadas no digital e nos sistemas inteligentes. A presente investigação analisou as dimensões da implementação do conceito I4.0 em Portugal, assente nos pressupostos teóricos dos estudos de 1) Gouveia et al.(2019) relativamente ao índice de maturidade digital das empresas portuguesas; 2) Kiel et al (2018) sobre a integração da estratégia digital na estratégia das organizações; 3) Glass et al (2018) relativamente às barreiras identificadas no processo I4.0; 4) Erol et al (2016) quanto aos impactos percecionados; e 5) Felch et al (2019) que apresentam formas de avaliação do nível digital das empresas. Metodologia: A metodologia utilizada seguiu uma abordagem qualitativa, baseada numa extensa análise de conteúdo a 18 entrevistas efetuadas a quadros industriais com funções de Direção e/ou Administração. Resultados e discussão: Da investigação, sobressai o facto de não se verificar uma visão integrada do conceito I4.0 no seio da indústria portuguesa, existindo ações pontuais e restritas a certos departamentos que visam a implementação do conceito nas suas organizações. Apresentam-se como principais barreiras, o nível de investimento necessário e a gestão da mudança. Quanto aos benefícios, são relevados aumentos de produtividade e a diminuição de erros no processo. Atesta-se a disponibilidade dos atores industriais para aplicação de ferramentas de autoavaliação. Estes resultados estão em linha com as conclusões dos estudos que serviram de suporte à presente investigação. Conclusões e implicações da investigação: Esta investigação conclui que: 1) 89% das organizações participantes apresentam iniciativas I4.0; 2) relativamente à introdução do digital na estratégia da empresa, é percetível a falha na visão integradora desejada; 3) as barreiras maioritariamente mencionadas são de índole humana, destacandose a resistência à mudança, o envolvimento da gestão de topo, a readequação de funções e a aquisição de competências digitais, existindo ainda aspetos económicos, relacionados com o investimento necessário, o acesso ao financiamento e a viabilidade económica do processo; 4) o melhoramento dos indicadores operacionais, o crescente nível do controlo do processo, o aumento de produtividade e a disponibilização de informação permanente e imediata, são impactos referidos; 5) existe disponibilidade para a aplicação de ferramentas de autoavaliação da sua maturidade digital. Pretendeu-se contribuir para a clarificação do processo de implementação I4.0 em Portugal, apresentando, discutindo e analisando questões relacionadas com a estratégia digital, com as barreiras existentes, com os impactos sentidos, e com as ferramentas que aferem o nível de maturidade digital das empresas. 
ER  -