Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Morgado, H. I. C. & Casquilho-Martins, I. (2023). Programas de ação social para a igualdade de oportunidades dos estudantes do ensino superior. 7.º Congresso Internacional de Serviço Social.
Exportar Referência (IEEE)
H. Morgado and I. C. Martins,  "Programas de ação social para a igualdade de oportunidades dos estudantes do ensino superior.", in 7.º Congr.o Internacional de Serviço Social, 2023
Exportar BibTeX
@misc{morgado2023_1728170052074,
	author = "Morgado, H. I. C. and Casquilho-Martins, I.",
	title = "Programas de ação social para a igualdade de oportunidades dos estudantes do ensino superior.",
	year = "2023",
	url = "http://eventos.lis.ulusiada.pt/2022-2023/7-congresso-internacional-servico-social"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Programas de ação social para a igualdade de oportunidades dos estudantes do ensino superior.
T2  - 7.º Congresso Internacional de Serviço Social
AU  - Morgado, H. I. C.
AU  - Casquilho-Martins, I.
PY  - 2023
UR  - http://eventos.lis.ulusiada.pt/2022-2023/7-congresso-internacional-servico-social
AB  - Os efeitos das sucessivas crises socioeconómicas têm impactado a vida de estudantes do ensino superior, refletindo-se no abandono escolar e dos seus projetos académicos. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm vindo a empreender esforços para garantir melhores condições e apoios aos seus estudantes, numa ótica que promova a igualdade e a solidariedade social e que, consequentemente, contribua para a redução do abandono escolar. Esta comunicação tem como objetivo apresentar os dados de um programa implementado numa IES portugueses que visa proporcionar a estudantes, em situações económicas especialmente graves e que não podem ser apoiados pelos apoios diretos existentes, o acesso a serviços que lhes proporcionem condições favoráveis à frequência e conclusão do seu percurso académico. Para o efeito, seguiu-se uma abordagem quantitativa, através da recolha de dados por inquérito por questionário dirigido à totalidade dos estudantes beneficiários do programa em dois anos letivos distintos, nomeadamente em 2018/2019 (n=63) e em 2021/2022 (n=42). As respostas obtidas permitiram definir o perfil predominante dos estudantes que solicitam e beneficiam deste apoio, destacando-se o facto de serem maioritariamente estudantes de nacionalidade estrangeira oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Os dados demonstraram que a maioria dos estudantes avalia favoravelmente ou muito favoravelmente o programa e as medidas que este disponibiliza, afirmando que este apoio lhes proporciona condições favoráveis à frequência e conclusão dos seus estudos, sendo que de outra maneira seriam obrigados a abandonar o ensino superior. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para os efeitos positivos deste programa na vida académica dos estudantes, visto os apoia a não desistir o abandonar os seus trajetos académicos, mantendo assim a oportunidade de concretizar o plano de uma maior estabilidade futura e, consequentemente, contribuindo para as taxas de abandono escolar do ensino superior.
ER  -