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Morgado, H. I. C. & Casquilho-Martins, I. (2023). Programas de ação social para a igualdade de oportunidades dos estudantes do ensino superior. 7.º Congresso Internacional de Serviço Social.
H. Morgado and I. C. Martins, "Programas de ação social para a igualdade de oportunidades dos estudantes do ensino superior.", in 7.º Congr.o Internacional de Serviço Social, 2023
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TY - CPAPER TI - Programas de ação social para a igualdade de oportunidades dos estudantes do ensino superior. T2 - 7.º Congresso Internacional de Serviço Social AU - Morgado, H. I. C. AU - Casquilho-Martins, I. PY - 2023 UR - http://eventos.lis.ulusiada.pt/2022-2023/7-congresso-internacional-servico-social AB - Os efeitos das sucessivas crises socioeconómicas têm impactado a vida de estudantes do ensino superior, refletindo-se no abandono escolar e dos seus projetos académicos. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm vindo a empreender esforços para garantir melhores condições e apoios aos seus estudantes, numa ótica que promova a igualdade e a solidariedade social e que, consequentemente, contribua para a redução do abandono escolar. Esta comunicação tem como objetivo apresentar os dados de um programa implementado numa IES portugueses que visa proporcionar a estudantes, em situações económicas especialmente graves e que não podem ser apoiados pelos apoios diretos existentes, o acesso a serviços que lhes proporcionem condições favoráveis à frequência e conclusão do seu percurso académico. Para o efeito, seguiu-se uma abordagem quantitativa, através da recolha de dados por inquérito por questionário dirigido à totalidade dos estudantes beneficiários do programa em dois anos letivos distintos, nomeadamente em 2018/2019 (n=63) e em 2021/2022 (n=42). As respostas obtidas permitiram definir o perfil predominante dos estudantes que solicitam e beneficiam deste apoio, destacando-se o facto de serem maioritariamente estudantes de nacionalidade estrangeira oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Os dados demonstraram que a maioria dos estudantes avalia favoravelmente ou muito favoravelmente o programa e as medidas que este disponibiliza, afirmando que este apoio lhes proporciona condições favoráveis à frequência e conclusão dos seus estudos, sendo que de outra maneira seriam obrigados a abandonar o ensino superior. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para os efeitos positivos deste programa na vida académica dos estudantes, visto os apoia a não desistir o abandonar os seus trajetos académicos, mantendo assim a oportunidade de concretizar o plano de uma maior estabilidade futura e, consequentemente, contribuindo para as taxas de abandono escolar do ensino superior. ER -