Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Margato, G. (2023). As visões do aparelho colonial face à projeção internacional de Amílcar Cabral. OUTRAS LEITURAS SOBRE AMÍLCAR CABRAL.
Exportar Referência (IEEE)
G. C. Margato,  "As visões do aparelho colonial face à projeção internacional de Amílcar Cabral", in OUTRAS LEITURAS SOBRE AMÍLCAR CABRAL, Lisboa, 2023
Exportar BibTeX
@misc{margato2023_1734932868757,
	author = "Margato, G.",
	title = "As visões do aparelho colonial face à projeção internacional de Amílcar Cabral",
	year = "2023",
	url = "https://amilcarcabralcongressointernacional.wordpress.com/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - As visões do aparelho colonial face à projeção internacional de Amílcar Cabral
T2  - OUTRAS LEITURAS SOBRE AMÍLCAR CABRAL
AU  - Margato, G.
PY  - 2023
CY  - Lisboa
UR  - https://amilcarcabralcongressointernacional.wordpress.com/
AB  - É amplamente reconhecida a natureza internacional da luta anticolonial no pensamento de Amílcar Cabral. Mas, de que forma essa dimensão internacional do movimento de libertação, nomeadamente do PAIGC, é entendida e representada pelas instituições responsáveis pela manutenção do sistema colonial? Para dar resposta a esta questão, a presente comunicação tem por objetivo compreender de que forma o Exército Português, a partir do Quartel-General do Comando Territorial Independente da Guiné (CTIG), retrata a dimensão internacional do movimento independista guineense e o seu mais destacado líder, Amílcar Cabral. Para tal, recorremos a análise de um conjunto de comunicações internas ao CTIG, até agora classificados, no contexto do Teatro de Operações da Guiné, disponíveis no acervo no Arquivo Histórico Militar. Metodologicamente, procuraremos contextualizar e analisar a percepção interna que o aparelho militar português concebe internamente em torno de Amilcar Cabral, através da documentação depositada no Arquivo Histórico Militar, sob a alçada da Direção de História e Cultura Militar. Deste modo, pretendemos sustentar a ideia de que as representações de Amílcar Cabral e do seu enquadramento internacional são desenhadas e instrumentalizadas pelos quadros do Exército Português de forma a legitimarem o esforço de guerra que esta instituição conduzia na Guiné, num contexto de vitimização do aparelho colonial português.
ER  -