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Alarcão, V. & Pintassilgo, S. (2023). Conversas Inclusivas com Ciência: uma experiência de formação em fontes de informação estatística e realização de World Café sobre Saúde Menstrual e Ambiente com alunos do secundário. Sociedades Polarizadas? Desafios à Sociologia. XII Congresso Português de Sociologia .
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V. S. Alarcão and S. I. Pintassilgo,  "Conversas Inclusivas com Ciência: uma experiência de formação em fontes de informação estatística e realização de World Café sobre Saúde Menstrual e Ambiente com alunos do secundário", in Sociedades Polarizadas? Desafios à Sociologia. XII Congr.o Português de Sociologia , Coimbra, 2023
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TY  - CPAPER
TI  - Conversas Inclusivas com Ciência: uma experiência de formação em fontes de informação estatística e realização de World Café sobre Saúde Menstrual e Ambiente com alunos do secundário
T2  - Sociedades Polarizadas? Desafios à Sociologia. XII Congresso Português de Sociologia 
AU  - Alarcão, V.
AU  - Pintassilgo, S.
PY  - 2023
CY  - Coimbra
UR  - https://aps.pt/pt/xii-congresso-portugues-de-sociologia-2/
AB  - A presente comunicação visa apresentar e discutir a experiência de implementação de uma sessão de formação sobre fontes de informação estatística e sensibilização para a Saúde Menstrual e Ambiente com alunos e alunas do Ensino Secundário de duas escolas públicas do concelho de Lisboa. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia organizada pelo CIES-Iscte, tendo como finalidade colocar a população estudantil do Ensino Secundário em contacto com métodos e técnicas de investigação diferenciados em ciências sociais com vista a um despertar para a atividade científica.
A sessão proposta apresentava três objetivos fundamentais a partir da abordagem temática sobre Menstruação e Impactos Sociais e Ambientais: identificar e distinguir fontes de informação estatística oficial e não oficial sobre o tema; selecionar indicadores estatísticos para medir os fenómenos sociais em análise; propor novos indicadores para a medição dos fenómenos, a partir da metodologia ativa de aprendizagem do World Café. 
A atividade, com duração de 90 minutos, iniciou-se por uma breve apresentação dos participantes, seguida de uma breve exposição dos temas em discussão (saúde menstrual, informação estatística, e abordagem World Café), finalizando com conversas em grupo, orientadas para temas pré-definidos e incluindo uma discussão geral das ideias discutidas. Foram definidas as seguintes questões para gerar e facilitar a discussão e o desenvolvimento de trabalho colaborativo no seio de cada grupo e entre grupos: 1) Quais os conhecimentos e experiências da população residente em Portugal acerca da menarca e da menopausa? 2) Quais os conhecimentos, usos e perceções da população residente em Portugal sobre produtos de higiene menstrual? 3) Quais os impactos individuais e sociais da menstruação na população residente em Portugal? 4) Quais os conhecimentos, usos e perceções de produtos de higiene menstrual sustentáveis ou eco-friendly da população residente em Portugal?  
Com base nos contributos recolhidos e na avaliação da sessão por parte dos alunos envolvidos (n=26),   procuraremos incidir a nossa reflexão em torno de dois eixos interligados entre si: o eixo da investigação, concretamente a importância de realizar uma ciência inclusiva e de dar voz a diferentes grupos de cidadãos no processo de produção de conhecimento para melhor conhecermos e agirmos nas sociedades polarizadas em que vivemos; e o eixo da formação, neste caso o uso de metodologias ativas na dinâmica do processo pedagógico para uma educação inovadora, positiva e potencialmente transformadora. 
O World Café, além de viabilizar o envolvimento de diferentes partes interessadas nos vários momentos de uma investigação, possibilita ainda uma aprendizagem entre pares, através da participação em conversas estruturadas em torno de problemáticas complexas, atuais e de interesse público, realizadas num ambiente informal. 

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