Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Correia, J. D. (2023). Competências infocomunicacionais: a evolução de um conceito no meio de uma revolução digital. XII Congresso Português de Sociologia - Sociedades polarizadas? Desafios para a Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
J. T. Correia,  "Competências infocomunicacionais: a evolução de um conceito no meio de uma revolução digital", in XII Congr.o Português de Sociologia - Sociedades polarizadas? Desafios para a Sociologia, Coimbra, 2023
Exportar BibTeX
@misc{correia2023_1726445274002,
	author = "Correia, J. D.",
	title = "Competências infocomunicacionais: a evolução de um conceito no meio de uma revolução digital",
	year = "2023",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Competências infocomunicacionais: a evolução de um conceito no meio de uma revolução digital
T2  - XII Congresso Português de Sociologia - Sociedades polarizadas? Desafios para a Sociologia
AU  - Correia, J. D.
PY  - 2023
CY  - Coimbra
UR  - https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023
AB  - Num mundo em permanente mudança, os efeitos da globalização e do sinal digital são uma evidência que é impossível ignorar.  A evolução das tecnologias digitais e da própria sociedade dita novas exigências para cada um de nós. Para se estar devidamente integrado, de forma informada, na sociedade, não basta desenvolver competências de processamento de informação nas suas vertentes de leitura, escrita e cálculo (literacia). Ler e escrever obrigam, hoje, a competências acrescidas, que tanto derivam da rapidez, dispersão, interconexão e volatilidade da informação própria dos ambientes digitais, como da necessidade simultânea de uma literacia básica e fundacional.
O desenvolvimento de literacia e de competências várias será assim mais uma vertente a associar a qualquer cidadão e cidadã deste século. Assumir a primazia de uma qualquer competência de forma isolada, como parece que tem vindo a acontecer com as competências digitais, poderá levar-nos a ficar prisioneiros de uma visão instrumental da tecnologia e do digital, potenciadora de novas formas de analfabetismo funcional. Isto porque a ilusória sensação de um certo domínio dos meios digitais não é garantia de que se consegue procurar, perceber e trocar informações, assim como comunicar com outras pessoas, de forma eficiente. Importa pois aprofundar o domínio das competências em informação e comunicação (também em ambientes digitais). 
Num meio em que ainda não há consenso acerca do que é literacia/literacias, competências e habilidades e onde a literatura é rica em definições e classificações, este trabalho procura enquadrar o conceito de competências infocomunicacionais enquanto encontro  entre  competências  em  informação,  competências  em comunicação e competências  para  compreender  e  usar criticamente as tecnologias digitais (Borges, 2018). Através de uma revisão de literatura, procurar-se-á perceber e discutir a evolução de um conceito, as bases teóricas que o sustentam e referenciais para a prática.
ER  -