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Tavares, I. (2023). As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica. CIDADES, Comunidades e Territórios. Spring Special Issue, 8-18
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I. S. Tavares,  "As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica", in CIDADES, Comunidades e Territórios, vol. Spring Special Issue, pp. 8-18, 2023
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TY  - JOUR
TI  - As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica
T2  - CIDADES, Comunidades e Territórios
VL  - Spring Special Issue
AU  - Tavares, I.
PY  - 2023
SP  - 8-18
SN  - 1645-0639
DO  - 10.15847/cct.28006
UR  - https://revistas.rcaap.pt/cct
AB  - A pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto em diversas áreas, desocultando e intensificando as desigualdades sociais. O presente artigo analisa a influência da pandemia na reprodução de desigualdades sociais na educação, partindo do reconhecimento do efeito cíclico que a escola assume na reprodução de desigualdades e tendo presente a relação entre os recursos expressos através dos diversos tipos de capitais e o desempenho escolar.
Pretende-se, assim, compreender como a pandemia potenciou a reprodução de desigualdades, tendo em foco o contexto português e analisando as consequências em dois prismas: imediatas e a longo prazo. Sabendo que as desigualdades se apuram também numa perspetiva macro, na medida em que as diferentes desigualdades estão interligadas entre si e que a carência de diferentes capitais tem impacto em várias áreas, nas quais a educação se inclui, quais são os alunos mais penalizados? Que desigualdades são mais tangíveis?
A presente investigação utiliza também como fundamentação empírica uma base de dados que engloba todos os alunos inscritos no sistema de ensino púbico português, nos anos letivos 2018/19 e 2019/20, de forma a explorar as diferenças verificadas no primeiro ano de pandemia, as consequências imediatas. Assim, analisam-se as desigualdades económicas, sociais, escolares e territoriais que a pandemia causou, bem como os seus diferentes impactos nos resultados escolares.
ER  -