Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Tavares, I. (2023). As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica. CIDADES, Comunidades e Territórios. Spring Special Issue, 8-18
I. S. Tavares, "As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica", in CIDADES, Comunidades e Territórios, vol. Spring Special Issue, pp. 8-18, 2023
@article{tavares2023_1732231087916, author = "Tavares, I.", title = "As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica", journal = "CIDADES, Comunidades e Territórios", year = "2023", volume = "Spring Special Issue", number = "", doi = "10.15847/cct.28006", pages = "8-18", url = "https://revistas.rcaap.pt/cct" }
TY - JOUR TI - As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica T2 - CIDADES, Comunidades e Territórios VL - Spring Special Issue AU - Tavares, I. PY - 2023 SP - 8-18 SN - 1645-0639 DO - 10.15847/cct.28006 UR - https://revistas.rcaap.pt/cct AB - A pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto em diversas áreas, desocultando e intensificando as desigualdades sociais. O presente artigo analisa a influência da pandemia na reprodução de desigualdades sociais na educação, partindo do reconhecimento do efeito cíclico que a escola assume na reprodução de desigualdades e tendo presente a relação entre os recursos expressos através dos diversos tipos de capitais e o desempenho escolar. Pretende-se, assim, compreender como a pandemia potenciou a reprodução de desigualdades, tendo em foco o contexto português e analisando as consequências em dois prismas: imediatas e a longo prazo. Sabendo que as desigualdades se apuram também numa perspetiva macro, na medida em que as diferentes desigualdades estão interligadas entre si e que a carência de diferentes capitais tem impacto em várias áreas, nas quais a educação se inclui, quais são os alunos mais penalizados? Que desigualdades são mais tangíveis? A presente investigação utiliza também como fundamentação empírica uma base de dados que engloba todos os alunos inscritos no sistema de ensino púbico português, nos anos letivos 2018/19 e 2019/20, de forma a explorar as diferenças verificadas no primeiro ano de pandemia, as consequências imediatas. Assim, analisam-se as desigualdades económicas, sociais, escolares e territoriais que a pandemia causou, bem como os seus diferentes impactos nos resultados escolares. ER -