Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Tavares, I. (2023). As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica. CIDADES, Comunidades e Territórios. Spring Special Issue, 8-18
Exportar Referência (IEEE)
I. S. Tavares,  "As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica", in CIDADES, Comunidades e Territórios, vol. Spring Special Issue, pp. 8-18, 2023
Exportar BibTeX
@article{tavares2023_1732231087916,
	author = "Tavares, I.",
	title = "As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica",
	journal = "CIDADES, Comunidades e Territórios",
	year = "2023",
	volume = "Spring Special Issue",
	number = "",
	doi = "10.15847/cct.28006",
	pages = "8-18",
	url = "https://revistas.rcaap.pt/cct"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica
T2  - CIDADES, Comunidades e Territórios
VL  - Spring Special Issue
AU  - Tavares, I.
PY  - 2023
SP  - 8-18
SN  - 1645-0639
DO  - 10.15847/cct.28006
UR  - https://revistas.rcaap.pt/cct
AB  - A pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto em diversas áreas, desocultando e intensificando as desigualdades sociais. O presente artigo analisa a influência da pandemia na reprodução de desigualdades sociais na educação, partindo do reconhecimento do efeito cíclico que a escola assume na reprodução de desigualdades e tendo presente a relação entre os recursos expressos através dos diversos tipos de capitais e o desempenho escolar.
Pretende-se, assim, compreender como a pandemia potenciou a reprodução de desigualdades, tendo em foco o contexto português e analisando as consequências em dois prismas: imediatas e a longo prazo. Sabendo que as desigualdades se apuram também numa perspetiva macro, na medida em que as diferentes desigualdades estão interligadas entre si e que a carência de diferentes capitais tem impacto em várias áreas, nas quais a educação se inclui, quais são os alunos mais penalizados? Que desigualdades são mais tangíveis?
A presente investigação utiliza também como fundamentação empírica uma base de dados que engloba todos os alunos inscritos no sistema de ensino púbico português, nos anos letivos 2018/19 e 2019/20, de forma a explorar as diferenças verificadas no primeiro ano de pandemia, as consequências imediatas. Assim, analisam-se as desigualdades económicas, sociais, escolares e territoriais que a pandemia causou, bem como os seus diferentes impactos nos resultados escolares.
ER  -