Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Barriga, A. C. (2023). Lugares (ausentes) de literacia mediática e digital. Configurações. 31, 19-38
Exportar Referência (IEEE)
A. D. Barriga,  "Lugares (ausentes) de literacia mediática e digital", in Configurações, no. 31, pp. 19-38, 2023
Exportar BibTeX
@article{barriga2023_1732227563668,
	author = "Barriga, A. C.",
	title = "Lugares (ausentes) de literacia mediática e digital",
	journal = "Configurações",
	year = "2023",
	volume = "",
	number = "31",
	doi = "10.4000/configuracoes.17005",
	pages = "19-38",
	url = "https://journals.openedition.org/configuracoes/17005"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Lugares (ausentes) de literacia mediática e digital
T2  - Configurações
IS  - 31
AU  - Barriga, A. C.
PY  - 2023
SP  - 19-38
SN  - 1646-5075
DO  - 10.4000/configuracoes.17005
UR  - https://journals.openedition.org/configuracoes/17005
AB  - Neste texto pretende-se evidenciar porque é a literacia digital e mediática tão urgente na designada “era da pós-verdade”, atribuindo-lhe um papel indispensável na capacitação para as práticas comunicacionais e para a compreensão de questões que decorrem da experiência online na atualidade, tais como: as fake news, a ação do algoritmo, a apropriação indevida de dados pessoais pelas grandes plataformas digitais, a vigilância eletrónica e a invasão da privacidade. Neste sentido, defende-se a conceção e implementação de projetos de literacia mediática e digital no ensino superior. Contribuindo para tal objetivo, recenseiam-se as boas práticas já existentes de promoção de literacia.
____
This text intends to evidence why digital and media literacy is so urgent in the so-called “post-truth era”, assigning it an indispensable role in training for communication practices and for understanding the issues that arise from the online experience of today, such as: fake news, performance of the algorithm, misappropriation of personal data by major digital platforms, electronic surveillance, and invasion of privacy. In this sense, we defend the design and implementation of media and digital literacy projects in higher education. Contributing to this goal, the good practices for promoting literacy are compiled.
ER  -