Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
d'Avelar, Maria Madalena (2023). Nos ‘bastidores’ da investigação: reflexões metodológicas no âmbito de um estudo sobre sexualidade feminina . XII Congresso Português de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
M. M. Rodrigues,  "Nos ‘bastidores’ da investigação: reflexões metodológicas no âmbito de um estudo sobre sexualidade feminina ", in XII Congr.o Português de Sociologia, Coimbra, 2023
Exportar BibTeX
@misc{rodrigues2023_1715432561276,
	author = "d'Avelar, Maria Madalena",
	title = "Nos ‘bastidores’ da investigação: reflexões metodológicas no âmbito de um estudo sobre sexualidade feminina ",
	year = "2023"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Nos ‘bastidores’ da investigação: reflexões metodológicas no âmbito de um estudo sobre sexualidade feminina 
T2  - XII Congresso Português de Sociologia
AU  - d'Avelar, Maria Madalena
PY  - 2023
CY  - Coimbra
AB  - A presente comunicação tem como objetivo apresentar um conjunto de reflexões metodológicas em torno do processo de recolha de dados no contexto de um projeto de investigação acerca de vivências da sexualidade feminina na gravidez e no pós-parto. 
O processo de recolha dados em questão consistiu na realização de 40 entrevistas biográficas a mulheres que tivessem tido um último nascimento há 5 anos ou menos. A temática em estudo levou à consideração de uma série de opções metodológicas, entre as quais a aplicação de um método derivado do BNIM (Biographic-Narrative Interpretive Method), caracterizado pela auto-determinação temática e pela sua divisão em dois momentos de entrevista diferentes: um primeiro totalmente aberto e um segundo mais orientado. 
Foi também de acordo com as especificidades da temática em estudo que se introduziu a este método um elemento adicional. Esta inovação metodológica, que funciona numa lógica de “cartas na mesa”, consiste na partilha com as entrevistadas de uma lista de tópicos que figuraram nas entrevistas anteriormente realizadas, e serve uma função dupla: para além de ajudar as entrevistadas a mencionar tópicos que não tinham surgido anteriormente, quer por serem mais sensíveis e privados, quer por não se terem lembrado dos mesmos; funciona também para criar uma sensação de comunidade, que confere maior conforto e segurança no processo de entrevista.
Nesta comunicação, pretendemos dar conta dos processos de tomada de decisão que acompanharam este caminho metodológico, clarificando de que forma diferentes dimensões chave (teórica-concetual, metodológica, ética, pragmática) se aliaram para fundamentar cada opção tomada, e de que modo informaram o método utilizado e as adaptações e inovações introduzidas. Discutimos ainda como correu efetivamente o processo de recolha de dados, e quais as principais vantagens e limitações encontradas. Acreditamos que este tipo de reflexões metodológicas é fundamental, e que a partilha dos ‘bastidores’ de processos de investigação é útil não apenas para uma melhor compreensão dos resultados obtidos em cada projeto em particular, mas também para contribuir para a construção de conhecimento cumulativo sobre como fazer investigação sociológica. 
ER  -