Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Oliveira, A. & Costa, C. (2023). Análise preliminar sobre a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Práticas e Gestão Pública Universitária. 7, 132-156
A. J. Oliveira and C. D. Costa, "Análise preliminar sobre a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia", in Práticas e Gestão Pública Universitária, vol. 7, pp. 132-156, 2023
@article{oliveira2023_1732229529608, author = "Oliveira, A. and Costa, C.", title = "Análise preliminar sobre a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia", journal = "Práticas e Gestão Pública Universitária", year = "2023", volume = "7", number = "", pages = "132-156", url = "https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/53637" }
TY - JOUR TI - Análise preliminar sobre a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia T2 - Práticas e Gestão Pública Universitária VL - 7 AU - Oliveira, A. AU - Costa, C. PY - 2023 SP - 132-156 SN - 2526-8503 UR - https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/53637 AB - No presente artigo, realiza-se uma análise preliminar do perfil e trajetória acadêmica dos estudantes de três cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Foirealizado levantamento dedados de evasão, retenção e conclusão de estudantes ingressantes no primeiro semestre do ano de 2017, associado ao perfil social e demográfico. A análise identificou um alto índice de evasão nos cursos de graduação, com ocorrência já a partir dos primeiros semestres dos cursos e continuando nos semestres mais avançados. Entre estudantes evadidos não há diferenças percentuais contrastantes entre mulheres e homens. Estudantes pardos e negros possuem maior tendência à evasão nos cursos de Gestão Ambiental e Processos Químicos. Estudantes que possuem entre 19 e 23 anos tendem a evadir dos cursos de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas. Estudantes que concluíram o ensino médio dois anos antes do ingresso na graduação e os oriundos da rede privada de ensino evadem com maior frequência nos três cursos de graduação. Aponta-se a necessidade de refinamento do estudo, visando à identificação de fatores que influenciam a trajetória acadêmica dos estudantes, a fim de possibilitar o desenvolvimento de modelo de predição de evasão/retenção e proposições de metodologias de acompanhamento e melhoria do desempenho acadêmico ER -