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Oliveira, A. & Costa, C. (2023). Análise preliminar sobre a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Práticas e Gestão Pública Universitária. 7, 132-156
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A. J. Oliveira and C. D. Costa,  "Análise preliminar sobre a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia", in Práticas e Gestão Pública Universitária, vol. 7, pp. 132-156, 2023
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TY  - JOUR
TI  - Análise preliminar sobre a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
T2  - Práticas e Gestão Pública Universitária
VL  - 7
AU  - Oliveira, A.
AU  - Costa, C.
PY  - 2023
SP  - 132-156
SN  - 2526-8503
UR  - https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/53637
AB  - No presente artigo, realiza-se uma análise preliminar do perfil e trajetória acadêmica dos estudantes de três cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Foirealizado levantamento dedados de evasão, retenção e conclusão de estudantes ingressantes no primeiro semestre do ano de 2017, associado ao perfil social e demográfico. A análise identificou um alto índice de evasão nos cursos de graduação, com ocorrência já a partir dos primeiros semestres dos cursos e continuando nos semestres mais avançados. Entre estudantes evadidos não há diferenças percentuais contrastantes entre mulheres e homens. Estudantes pardos e negros possuem maior tendência à evasão nos cursos de Gestão Ambiental e Processos Químicos. Estudantes que possuem entre 19 e 23 anos tendem a evadir dos cursos de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas. Estudantes que concluíram o ensino médio dois anos antes do ingresso na graduação e os oriundos da rede privada de ensino evadem com maior frequência nos três cursos de graduação. Aponta-se a necessidade de refinamento do estudo, visando à identificação de fatores que influenciam a trajetória acadêmica dos estudantes, a fim de possibilitar o desenvolvimento de modelo de predição de evasão/retenção e proposições de metodologias de acompanhamento e melhoria do desempenho acadêmico
ER  -