Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Santinho, C. (2022). A arte enquanto potenciadora de inclusão social de refugiados e imigrantes. Estudos de caso, em Portugal. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. 30 (66), 141-164
M. C. Santinho, "A arte enquanto potenciadora de inclusão social de refugiados e imigrantes. Estudos de caso, em Portugal", in Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol. 30, no. 66, pp. 141-164, 2022
@article{santinho2022_1732205070400, author = "Santinho, C.", title = "A arte enquanto potenciadora de inclusão social de refugiados e imigrantes. Estudos de caso, em Portugal", journal = "Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana", year = "2022", volume = "30", number = "66", doi = "10.1590/1980-85852503880006609", pages = "141-164", url = "http://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/1701" }
TY - JOUR TI - A arte enquanto potenciadora de inclusão social de refugiados e imigrantes. Estudos de caso, em Portugal T2 - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana VL - 30 IS - 66 AU - Santinho, C. PY - 2022 SP - 141-164 SN - 1980-8585 DO - 10.1590/1980-85852503880006609 UR - http://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/1701 AB - Neste artigo reflito sobre as formas como certos projetos artísticos têm um papel importante a desempenhar na resistência às desigualdades, desafiando os sistemas políticos que falham na inclusão de refugiados e imigrantes. Apresento quatro estudos de caso, em Portugal, que cruzam investigação antropológica e arte participativa. Concluo, apresentando algumas evidências de como os projetos artísticos que envolvem migrantes são eficazes nos seus propósitos facilitadores de inclusão social, nomeadamente na aprendizagem da língua do país de acolhimento. ____ In this article I reflect on the ways in which certain art projects have an important role in resisting inequalities, challenging political systems that fail to include refugees and immigrants. I present four case studies, in Portugal, that intersect anthropological research and participatory art. I conclude by presenting some evidence of how artistic projects involving migrants are effective at social inclusion, such as learning the language of the host country. ER -