Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Maria Manuela Mendes (2023). Ciganos/Roma e educação – investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento. Lisboa. Mundos Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
M. M. Mendes,  Ciganos/Roma e educação – investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento, Lisboa, Mundos Sociais, 2023
Exportar BibTeX
@book{mendes2023_1732207207848,
	author = "Maria Manuela Mendes",
	title = "",
	year = "2023",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Mundos Sociais",
	address = "Lisboa",
	url = "https://mundossociais.com/livro/ciganosroma-e-educacao/134"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Ciganos/Roma e educação – investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento
AU  - Maria Manuela Mendes
PY  - 2023
CY  - Lisboa
UR  - https://mundossociais.com/livro/ciganosroma-e-educacao/134
AB  - Embora haja um número crescente de jovens ciganos nas escolas públicas portuguesas, as estatísticas continuam a revelar uma sub expressão da sua presença no ensino secundário em Portugal. Perante esta constatação, ousamos interrogar a realidade, mobilizando processos de investigação-ação e práticas colaborativas e de coprodução de conhecimento, centrando o nosso olhar em 3 dimensões-chave: 
i) os fatores determinantes que se colocam às trajetórias de continuidade (e sucesso) escolar dos(as) estudantes ciganos(as); 
ii) as perspetivas dos profissionais que trabalham nas instituições escolares e nos serviços públicos de formação e emprego sobre as pessoas ciganas e sobre a ação institucional nestes domínios; 
iii) e de que modo a Academia pode contribuir para o desenho e implementação de medidas e políticas públicas mais equalitárias. 
Apesar das mudanças evidenciadas neste estudo e pese embora estarmos perante a geração mais escolarizada, também é verdade que as desigualdades sociais e escolares continuam a persistir, sendo necessário garantir um maior investimento público na educação e formação destes jovens. De outro modo, as oportunidades reais de transição para o ensino superior e sobretudo para o mercado de trabalho serão sempre muito limitadas e bloqueadoras do seu futuro. 
ER  -