Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Maria Manuela Mendes (2023). Ciganos/Roma e educação – investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento. Lisboa. Mundos Sociais.
M. M. Mendes, Ciganos/Roma e educação – investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento, Lisboa, Mundos Sociais, 2023
@book{mendes2023_1732207207848, author = "Maria Manuela Mendes", title = "", year = "2023", editor = "", volume = "", number = "", series = "", edition = "", publisher = "Mundos Sociais", address = "Lisboa", url = "https://mundossociais.com/livro/ciganosroma-e-educacao/134" }
TY - BOOK TI - Ciganos/Roma e educação – investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento AU - Maria Manuela Mendes PY - 2023 CY - Lisboa UR - https://mundossociais.com/livro/ciganosroma-e-educacao/134 AB - Embora haja um número crescente de jovens ciganos nas escolas públicas portuguesas, as estatísticas continuam a revelar uma sub expressão da sua presença no ensino secundário em Portugal. Perante esta constatação, ousamos interrogar a realidade, mobilizando processos de investigação-ação e práticas colaborativas e de coprodução de conhecimento, centrando o nosso olhar em 3 dimensões-chave: i) os fatores determinantes que se colocam às trajetórias de continuidade (e sucesso) escolar dos(as) estudantes ciganos(as); ii) as perspetivas dos profissionais que trabalham nas instituições escolares e nos serviços públicos de formação e emprego sobre as pessoas ciganas e sobre a ação institucional nestes domínios; iii) e de que modo a Academia pode contribuir para o desenho e implementação de medidas e políticas públicas mais equalitárias. Apesar das mudanças evidenciadas neste estudo e pese embora estarmos perante a geração mais escolarizada, também é verdade que as desigualdades sociais e escolares continuam a persistir, sendo necessário garantir um maior investimento público na educação e formação destes jovens. De outro modo, as oportunidades reais de transição para o ensino superior e sobretudo para o mercado de trabalho serão sempre muito limitadas e bloqueadoras do seu futuro. ER -