Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Casquilho-Martins, I. & Belchior-Rocha, H. (2022). Tecnologias digitais em tempos de pandemia: Uma análise da experiência na formação em serviço social. Campo Abierto. Revista de Educación. 41 (2), 235-248
Exportar Referência (IEEE)
I. C. Martins and H. M. Rocha,  "Tecnologias digitais em tempos de pandemia: Uma análise da experiência na formação em serviço social", in Campo Abierto. Revista de Educación, vol. 41, no. 2, pp. 235-248, 2022
Exportar BibTeX
@article{martins2022_1715295619408,
	author = "Casquilho-Martins, I. and Belchior-Rocha, H.",
	title = "Tecnologias digitais em tempos de pandemia: Uma análise da experiência na formação em serviço social",
	journal = "Campo Abierto. Revista de Educación",
	year = "2022",
	volume = "41",
	number = "2",
	doi = "10.17398/0213-9529.41.2.235",
	pages = "235-248",
	url = "https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Tecnologias digitais em tempos de pandemia: Uma análise da experiência na formação em serviço social
T2  - Campo Abierto. Revista de Educación
VL  - 41
IS  - 2
AU  - Casquilho-Martins, I.
AU  - Belchior-Rocha, H.
PY  - 2022
SP  - 235-248
SN  - 0213-9529
DO  - 10.17398/0213-9529.41.2.235
UR  - https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/
AB  - O contexto pandémico nos últimos dois anos acelerou o processo de transição digital já preconizado pela Comissão  Europeia  e  contemplado  por  Portugal  no  seu Plano  de  Ação  para  a  Transição  Digital.  Esta contingência exigiu uma  adaptação  rápida  e  o  ensino  foi  uma  das  áreas  mais  afetadas.  Este  artigo tem como objetivo apresentar a visão e experiência de docentes de cursos de Serviço Social em Portugal, sobre como foram e podem ser potenciadas as tecnologias digitais. Optou-se por um método qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas a sete docentes do ensino superior de três das quatro regiões de Portugal Continental (NUTS II). Os resultados indicam que existiram diferenças na forma como as tecnologias digitais foram introduzidas e quais as vantagens e desvantagens sentidas pelos docentes e remete-nos para um processo de adaptação e desenvolvimento de planeamento de estratégias e ferramentas próprias com uma adequada estrutura de suporte técnico e formação contínua.
____
The pandemic context in the last two years accelerated the digital transition process already recommended by the European Commission and contemplated by Portugal in its Action Plan for Digital Transition. This contingency required a rapid adaptation and teaching was one of the most affected areas. This article aims to  present  the  vision  and  experience  of  teachers  of  Social  Work  courses  in  Portugal,  on  how  digital  technologies have been and can be leveraged. A qualitative method was chosen through semi-structured interviews with seven higher education teachers from three of the four regions of Portugal (NUTS II). The results indicate that there were differences in the way digital technologies were introduced and which were the advantages and disadvantages felt by teachers, and refer us to a process of adaptation and development of planning strategies and tools with an adequate structure of technical support and continuous training.
ER  -