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Silva, J. P., Seco, A., Pestana, M.H. & Silva, A.B. (2013). Modelação da velocidade em lombas isoladas. In 7º Congresso Rodoviário Português "Novos desafios para a atividade rodoviária". Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Export Reference (IEEE)
J. P. Silva et al.,  "Modelação da velocidade em lombas isoladas", in 7º Congr.o Rodoviário Português "Novos desafios para a atividade rodoviária", Lisboa, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), 2013
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@inproceedings{silva2013_1716217083647,
	author = "Silva, J. P. and Seco, A. and Pestana, M.H. and Silva, A.B.",
	title = "Modelação da velocidade em lombas isoladas",
	booktitle = "7º Congresso Rodoviário Português "Novos desafios para a atividade rodoviária"",
	year = "2013",
	editor = "",
	volume = "",
	publisher = "Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)",
	address = "Lisboa",
	organization = "Centro Rodoviário Português",
	url = "http://www.crp.pt/docs/A45S136-79_Art_T3_7CRP_2013.pdf"
}
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TY  - CPAPER
TI  - Modelação da velocidade em lombas isoladas
T2  - 7º Congresso Rodoviário Português "Novos desafios para a atividade rodoviária"
AU  - Silva, J. P.
AU  - Seco, A.
AU  - Pestana, M.H.
AU  - Silva, A.B.
PY  - 2013
CY  - Lisboa
UR  - http://www.crp.pt/docs/A45S136-79_Art_T3_7CRP_2013.pdf
AB  - A utilização de Lombas Redutoras de Velocidade (LRV) tem se
generalizado um pouco por todo o mundo.
No entanto há ainda questões pouco conhecidas…
Qual o seu efeito a nível da redução da velocidade?
Qual o seu efeito em função das diversas tipologias de
comportamento dos condutores?
Quais os impactos ao nível das velocidades e emissões
de CO2?
As LRV de velocidade são uma medida bastante eficaz e eficiente para reduzir a
velocidade dos veículos. Foi possível obter reduções medias de 50%.
A característica física que revelou maior influência na redução de velocidade é a
altura da lomba. O tipo de perfil tem uma influência relativamente baixa.
Em termos ambientais a instalação de uma LRV equivale, em termos médios a uma
duplicação dos valores de CO2 emitidos na sua área de influência;
A instalação de LRV deve, sempre que possível, ser objeto de uma análise
comparativa abrangente que integre todas as vertentes do problema.
ER  -