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Capucha, L. (2023). Ensaio sobre o acesso ao ensino superior: A longa batalha pela inclusão educativa em Portugal. Revista Educação e Políticas em Debate . 12 (3), 1019-1036
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L. M. Capucha,  "Ensaio sobre o acesso ao ensino superior: A longa batalha pela inclusão educativa em Portugal", in Revista Educação e Políticas em Debate , vol. 12, no. 3, pp. 1019-1036, 2023
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TY  - JOUR
TI  - Ensaio sobre o acesso ao ensino superior: A longa batalha pela inclusão educativa em Portugal
T2  - Revista Educação e Políticas em Debate 
VL  - 12
IS  - 3
AU  - Capucha, L.
PY  - 2023
SP  - 1019-1036
SN  - 2238-8346
DO  - 10.14393/REPOD-v12n3a2023-70000
UR  - https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70000
AB  - Trava-se há décadas uma batalha pela educação inclusiva que está longe do fim. Neste momento, o foco principal, mas não exclusivo, dessa batalha em Portugal é o ensino superior. Os estudantes com deficiência encontram grandes barreiras quer no acesso, quer no sucesso nas Universidades e Politécnicos portugueses. O desenvolvimento do Estado Providência e da sociedade gerou, nas últimas cinco décadas, profundas mudanças nas condições de vida das pessoas com deficiência e nas políticas públicas que respondem aos seus direitos em Portugal. Apesar desses avanços, subsistem problemas e outros novos vão aparecendo. O foco do presente ensaio incide no funil apertado que se forma na conclusão do ensino secundário e à entrada no ensino superior, apesar de se ter conseguido a conclusão do ensino básico por todos os alunos e a frequência do ensino secundário por quase todos. De facto, o número de estudantes com necessidades educativas especiais tem crescido, mas está muito longe do desejável. Isso não resulta das (in)capacidades dos estudantes, mas da falta de preparação das estruturas e das práticas profissionais nas universidades e nos politécnicos. O desenvolvimento de medidas semelhantes às que consubstanciam o Modelo de Apoio à Vida Independente, cuja avaliação destacou não apenas a sua eficácia, mas também o seu potencial de disseminação, poderia ser o caminho a seguir para ultrapassar parte substancial das barreiras que atualmente se colocam à participação neste nível de educação, a que todos têm direito.
ER  -