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Rosado,Luiz Alexandre da Silva, Tomé, V., Rosado, Luiz, Rosado, Luiz Alexandre da Silva & Tomé, Vitor Manuel Nabais (2015). As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 96 (242), 11-25
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R. A. Silva et al.,  "As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar", in Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 96, no. 242, pp. 11-25, 2015
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TY  - JOUR
TI  - As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar
T2  - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
VL  - 96
IS  - 242
AU  - Rosado,Luiz Alexandre da Silva
AU  - Tomé, V.
AU  - Rosado, Luiz
AU  - Rosado, Luiz Alexandre da Silva
AU  - Tomé, Vitor Manuel Nabais
PY  - 2015
SP  - 11-25
SN  - 0034-7183
DO  - 10.1590/S2176-6681/324612565
UR  - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812015000100011
AB  - O fenômeno das redes sociais on-line é marcante na atual fase da internet 2.0, tendo crescido vertiginosamente, a partir do ano 2005, com a adesão majoritária de jovens, que as acessam por computadores fixos e móveis, em plataformas dos mais variados tipos. Por meio delas, trocam mensagens e compartilham conteúdos os mais diversos. Diante desse cenário, com base em duas pesquisas convergentes, pretende-se discutir os usos e as apropriações das redes sociais on-line por jovens alunos do ensino fundamental e médio e destacar os pontos mais pertinentes da atual fase da internet nos contextos pessoal, familiar e escolar. Foram aplicados questionários, inspirados em modelo de pesquisa elaborado na Itália, a 404 alunos brasileiros de oito escolas no Rio de Janeiro e a 549 alunos portugueses de 11 escolas na região portuguesa de Castelo Branco. Com essa rica empiria, verificou-se em que pontos os jovens se aproximam dos ideais de uma nova subjetividade (o leitor imerso nas novas mídias) e de um jovem naturalmente afeito aos suportes digitais (o nativo digital).
ER  -