Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Rosado,Luiz Alexandre da Silva, Tomé, V., Rosado, Luiz, Rosado, Luiz Alexandre da Silva & Tomé, Vitor Manuel Nabais (2015). As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 96 (242), 11-25
R. A. Silva et al., "As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar", in Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 96, no. 242, pp. 11-25, 2015
@article{silva2015_1766456915215,
author = "Rosado,Luiz Alexandre da Silva and Tomé, V. and Rosado, Luiz and Rosado, Luiz Alexandre da Silva and Tomé, Vitor Manuel Nabais",
title = "As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar",
journal = "Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos",
year = "2015",
volume = "96",
number = "242",
doi = "10.1590/S2176-6681/324612565",
pages = "11-25",
url = "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812015000100011"
}
TY - JOUR TI - As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar T2 - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos VL - 96 IS - 242 AU - Rosado,Luiz Alexandre da Silva AU - Tomé, V. AU - Rosado, Luiz AU - Rosado, Luiz Alexandre da Silva AU - Tomé, Vitor Manuel Nabais PY - 2015 SP - 11-25 SN - 0034-7183 DO - 10.1590/S2176-6681/324612565 UR - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812015000100011 AB - O fenômeno das redes sociais on-line é marcante na atual fase da internet 2.0, tendo crescido vertiginosamente, a partir do ano 2005, com a adesão majoritária de jovens, que as acessam por computadores fixos e móveis, em plataformas dos mais variados tipos. Por meio delas, trocam mensagens e compartilham conteúdos os mais diversos. Diante desse cenário, com base em duas pesquisas convergentes, pretende-se discutir os usos e as apropriações das redes sociais on-line por jovens alunos do ensino fundamental e médio e destacar os pontos mais pertinentes da atual fase da internet nos contextos pessoal, familiar e escolar. Foram aplicados questionários, inspirados em modelo de pesquisa elaborado na Itália, a 404 alunos brasileiros de oito escolas no Rio de Janeiro e a 549 alunos portugueses de 11 escolas na região portuguesa de Castelo Branco. Com essa rica empiria, verificou-se em que pontos os jovens se aproximam dos ideais de uma nova subjetividade (o leitor imerso nas novas mídias) e de um jovem naturalmente afeito aos suportes digitais (o nativo digital). ER -
English