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Tomé, V. (2019). Usos de tecnologias analógicas e digitais na formação de cidadãos ativos: um percurso com crianças dos 3 aos 9 anos, seus professores, pais e comunidade local. Revista Educação e Cultura Contemporânea. 16 (43), 432-469
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V. M. Tomé,  "Usos de tecnologias analógicas e digitais na formação de cidadãos ativos: um percurso com crianças dos 3 aos 9 anos, seus professores, pais e comunidade local", in Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol. 16, no. 43, pp. 432-469, 2019
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TY  - JOUR
TI  - Usos de tecnologias analógicas e digitais na formação de cidadãos ativos: um percurso com crianças dos 3 aos 9 anos, seus professores, pais e comunidade local
T2  - Revista Educação e Cultura Contemporânea
VL  - 16
IS  - 43
AU  - Tomé, V.
PY  - 2019
SP  - 432-469
SN  - 2238-1279
DO  - 10.5935/2238-1279.20190021
UR  - http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/5895
AB  - Este artigo apresenta resultados do projeto ‘Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática’ (2015-2018), desenvolvido numa escola com Pré-escolar e 1º Ciclo da área de Lisboa (Portugal), com o objetivo de preparar crianças, dos 3 aos 9 anos, para o exercício de uma cidadania ativa na sociedade do século XXI, concretizada numa participação democrática ativa e eficaz. Partiu dos referenciais teóricos de cidadania digital propostos por instituições internacionais como a UNESCO (“cidadania global”), a OCDE (“competência global”), o Conselho da Europa (“competências de cultura democrática”) e a Comissão Europeia (cidadania digital”). Usou como estratégia de investigação os métodos mistos, tendo aplicado ainda o modelo de intervenção proposto por SEFTON-GREEN et al (2016), focado no empoderamento cidadão de crianças com idades precoces nos contextos familiar, comunitário e global. Após a formação de professores da escola, a caracterização dos contextos familiar e comunitário, foi definido e concretizado um plano de intervenção que partiu de atividades com tecnologias analógicas e se encaminhou progressivamente para atividades com recurso a tecnologias digitais. Os resultados indicam que as crianças desenvolveram as suas competências de cidadania digital, não só em termos de análise crítica da realidade, mas também de intervenção social, designadamente através dos media. E fizeram-no através de um percurso iniciado com a produção de conteúdos para media tradicionais, que evoluiu depois, por necessidade das próprias crianças, para a produção de conteúdos para media digitais. Este artigo centra-se na descrição e interpretação das práticas desenvolvidas.
ER  -