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Tomé, V. (2023). Avaliação da formação de professores em Literacia dos Media: uma proposta do terreno. VI Congresso Literacia Media e Cidadania (21-22 abril 2023).
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V. M. Tomé,  "Avaliação da formação de professores em Literacia dos Media: uma proposta do terreno", in VI Congr.o Literacia Media e Cidadania (21-22 abril 2023), Lisboa, 2023
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@misc{tomé2023_1728321601805,
	author = "Tomé, V.",
	title = "Avaliação da formação de professores em Literacia dos Media: uma proposta do terreno",
	year = "2023",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://congressolmc.gilm.pt/comunicacoes-livres-e-posters/"
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TY  - CPAPER
TI  - Avaliação da formação de professores em Literacia dos Media: uma proposta do terreno
T2  - VI Congresso Literacia Media e Cidadania (21-22 abril 2023)
AU  - Tomé, V.
PY  - 2023
CY  - Lisboa
UR  - https://congressolmc.gilm.pt/comunicacoes-livres-e-posters/
AB  - Esta comunicação apresenta um modelo de avaliação de ações de formação contínua de professores em Literacia dos Media, destinada a docentes desde a Educação Pré-escolar ao Ensino Secundário.
Tem como base as lições aprendidas no terreno, em ações desenvolvidas entre 2007 e 2021, em diferentes regiões de Portugal, com diferentes formatos e metodologias. De seguida, fundamenta o modelo e descreve a sua evolução durante os anos de 2020 e 2021, para fazer face às consequências da pandemia COVID-19.
Apresenta ainda um exemplo da aplicação desse modelo a um conjunto de duas oficinas de formação que decorreram em 2020-21, em simultâneo, e que envolveram 29 docentes de Educação pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos.
Finalmente, refere a forma como este modelo está a ser adaptado à formação de docentes na área do combate à desinformação, seguindo as “Orientações para professores e educadores sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação e formação” (Comissão Europeia, 2022).
ER  -