Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Tomé, V. (2019). Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática no Pré-escolar e no 1º Ciclo. In Joana Sousa, José Augusto Pacheco, José Carlos Morgado e Natália Rodrigues (Ed.), Flexibilizar e Inovar o Currículo para mudar e melhorar a escola - Atas do Seminário sobre Currículo, Inovação e Flexibilização, realizado em Braga nos dias 6 e 7 de julho de 2018. (pp. 56-66). Braga: Instituto de Educação - Universidade do Minho.
V. M. Tomé, "Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática no Pré-escolar e no 1º Ciclo", in Flexibilizar e Inovar o Currículo para mudar e melhorar a escola - Atas do Seminário sobre Currículo, Inovação e Flexibilização, realizado em Braga nos dias 6 e 7 de julho de 2018, Joana Sousa, José Augusto Pacheco, José Carlos Morgado e Natália Rodrigues, Ed., Braga, Instituto de Educação - Universidade do Minho, 2019, pp. 56-66
@inproceedings{tomé2019_1734855447611, author = "Tomé, V.", title = "Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática no Pré-escolar e no 1º Ciclo", booktitle = "Flexibilizar e Inovar o Currículo para mudar e melhorar a escola - Atas do Seminário sobre Currículo, Inovação e Flexibilização, realizado em Braga nos dias 6 e 7 de julho de 2018", year = "2019", editor = "Joana Sousa, José Augusto Pacheco, José Carlos Morgado e Natália Rodrigues", volume = "", number = "", series = "", pages = "56-66", publisher = "Instituto de Educação - Universidade do Minho", address = "Braga", organization = "Instituto de Educação - Universidade do Minho", url = "https://cied.uminho.pt/sites/default/files/2019-06/Livro%20de%20Atas.pdf" }
TY - CPAPER TI - Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática no Pré-escolar e no 1º Ciclo T2 - Flexibilizar e Inovar o Currículo para mudar e melhorar a escola - Atas do Seminário sobre Currículo, Inovação e Flexibilização, realizado em Braga nos dias 6 e 7 de julho de 2018 AU - Tomé, V. PY - 2019 SP - 56-66 CY - Braga UR - https://cied.uminho.pt/sites/default/files/2019-06/Livro%20de%20Atas.pdf AB - Este artigo apresenta o projeto “Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática” (2015-2018), focado nas práticas de cidadania digital de crianças dos 3 aos 9 anos, em contextos formais, não-formais e informais. Incluiu a formação acreditada de professores, que desenvolveram atividades de cidadania digital com os seus alunos, envolvendo as famílias e a comunidade. Seguiu o modelo definido por Sefton-Green et al (2016) e, após a caracterização do contexto local, foi estabelecido um plano de intervenção comunitário. Os resultados preliminares mostram que as crianças são utilizadoras frequentes de media em casa, mas não na escola, mas que os docentes conseguiram integrar as atividades que com media e acerca de media nas suas planificações, em articulação com a comunidade, contribuindo para empoderar as crianças ao nível das práticas de cidadania digital. ER -