Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Barradas, R. (2023). Segurança social. In Ricardo Paes Mamede (Ed.), O Estado da nação e as políticas públicas 2023: Reformas estruturais. (pp. 36-43).: IPPS-Iscte.
Exportar Referência (IEEE)
R. P. Barradas,  "Segurança social", in O Estado da nação e as políticas públicas 2023: Reformas estruturais, Ricardo Paes Mamede, Ed., IPPS-Iscte, 2023, pp. 36-43
Exportar BibTeX
@incollection{barradas2023_1765774183977,
	author = "Barradas, R.",
	title = "Segurança social",
	chapter = "",
	booktitle = "O Estado da nação e as políticas públicas 2023: Reformas estruturais",
	year = "2023",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "36-36",
	publisher = "IPPS-Iscte",
	address = "",
	url = "https://ipps.iscte-iul.pt/index.php/pt/divulgacao/estudos-e-publicacoes-3/reformas-estruturais"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Segurança social
T2  - O Estado da nação e as políticas públicas 2023: Reformas estruturais
AU  - Barradas, R.
PY  - 2023
SP  - 36-43
UR  - https://ipps.iscte-iul.pt/index.php/pt/divulgacao/estudos-e-publicacoes-3/reformas-estruturais
AB  - O sistema de pensões português funciona segundo um esquema de repartição, onde as contribuições dos trabalhadores e as quotizações dos empregadores são diretamente canalizadas para suportar o pagamento das prestações contributivas (pensões de velhice, sobrevivência e invalidez; subsídios de desemprego, de parentalidade, por doença e por morte) concedidas aos atuais beneficiários. Trata‑se de um sistema público e obrigatório para todos aqueles que residem e trabalham em Portugal e que permite a redistribuição de rendimentos entre as diferentes gerações. O sistema funciona segundo um plano de benefício definido, já que a pensão de velhice e/ou as demais prestações contributivas estão definidas à partida, correspondendo a uma certa percentagem do valor médio dos salários dos trabalhadores ao longo de toda a sua carreira contributiva. Neste contexto, o envelhecimento demográfico representa o principal desafio para o sistema, por pressionar a sua sustentabilidade financeira futura.
ER  -