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Lyrio, B. (2023). Estudantes internacionais em Portugal: experiências de migração em contexto pandêmico. XII Congresso Português de Sociologia.
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B. L. Pinho,  "Estudantes internacionais em Portugal: experiências de migração em contexto pandêmico", in XII Congr.o Português de Sociologia, Coimbra, 2023
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TY  - CPAPER
TI  - Estudantes internacionais em Portugal: experiências de migração em contexto pandêmico
T2  - XII Congresso Português de Sociologia
AU  - Lyrio, B.
PY  - 2023
CY  - Coimbra
UR  - https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/
AB  - Esta apresentação enquadra-se no âmbito do projeto “Estudantes de países terceiros em Portugal: desafios
da integração numa era (pós)pandémica” financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração
(FAMI). Nos últimos anos presenciamos um aumento substancial no número de estudantes internacionais
(EI) inseridos em instituições de ensino superior (IES) em Portugal (Oliveira & Gomes, 2017). Além disso,
evidenciamos recentemente o grande impacto que a pandemia mundial de Covid-19 causou na vida deste
grupo em diversos países do globo (Farbenblum & Berg, 2020; Firang, 2020; McGahey, 2021; Stewart &
Lowenthal, 2021; Xu & Tran, 2021), não tendo sido diferente no cenário português (Cairns et al., 2021a;
Cairns et al., 2021b; Iorio, Silva & Fonseca, 2020; Malet Calvo et al., 2021). Neste sentido, este trabalho
busca compreender como foram as experiências de mobilidade/migração internacional destes estudantes em
um contexto de tantas incertezas no mundo. Em termos metodológicos, foram conduzidos grupos focais (GF)
com EI de Lisboa, Porto, Coimbra e Covilhã, que chegaram a Portugal depois do início da pandemia, mas
ainda numa conjuntura fortemente marcada por ela (em 2020 e 2021, principalmente). Os GF tiveram como
principal prerrogativa entender os motivos que levaram os EI a envolverem-se em uma mobilidade
internacional num momento de grandes incertezas, como se deu esse planejamento e como estavam
experienciando a mudança para Portugal num período tão atípico. A pesquisa permitiu perceber que a
mobilidade física que proporciona uma experiência mais completa de imersão sociocultural ainda é o fator
primordial que move os EI. Portanto, apesar da pandemia Covid-19 ter dificultado seus planos de migração,
não foi suficiente para que eles desistissem ou adiassem os seus estudos em Portugal. A perceção de
Portugal como um país mais seguro em relação às medidas de prevenção e combate ao vírus, comparando
com os locais de origem destes EI também foi bastante enfatizada. Quanto aos principais desafios,
concluímos que estes estão relacionados especialmente ao ensino online de emergência, a discriminação
e/ou falta de integração nas IES, bem como questões financeiras ligadas ao aumento do custo de vida nas
cidades, sobretudo em Lisboa e no Porto.
ER  -