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Tomé, V., Helena Menezes, Guilhermina Lobato Miranda & Ponte, C. (2007). O CD-Rom "Vamos Fazer Jornais Escolares": um contributo para a inserção da Literacia dos Media e das TIC nos currículos. In Livro de Actas da Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. (pp. 33-45).
V. M. Tomé et al., "O CD-Rom "Vamos Fazer Jornais Escolares": um contributo para a inserção da Literacia dos Media e das TIC nos currículos", in Livro de Actas da Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, 2007, pp. 33-45
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TY - CPAPER TI - O CD-Rom "Vamos Fazer Jornais Escolares": um contributo para a inserção da Literacia dos Media e das TIC nos currículos T2 - Livro de Actas da Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação AU - Tomé, V. AU - Helena Menezes AU - Guilhermina Lobato Miranda AU - Ponte, C. PY - 2007 SP - 33-45 UR - https://www.nonio.uminho.pt/?books=v-conferencia-internacional-de-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-na-educacao-challenges-2007 AB - Este artigo apresenta uma investigação realizada em Portugal, cujos resultados apontam para o facto da produção de jornais escolares, por alunos do 2º e 3º Ciclos, contribuir para desenvolver a Literacia dos Media e a Educação para a Cidadania, bem como para promover a utilização da Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula. O trabalho de campo foi realizado ao longo de um ano lectivo, com 104 alunos, de quatro turmas, os quais produziram artigos para o jornal escolar tendo como apoio o CD-Rom "Vamos fazer jornais escolares", uma aplicação multimédia previamente desenvolvida para o efeito e validada por especialistas. Os primeiros resultados mostram que os alunos se empenharam especialmente em produzir notícias relacionadas com problemas que os afectam no quotidiano, mas também com grandes questões que interessam a humanidade, como por exemplo as questões ambientais. Mas se os jovens que participam nos jornais escolares o fazem com empenho, nos jornais não escolares essa participação é reduzida, tal como o interesse manifestado pelos jovens em relação a esses jornais. Uma das razões pode estar no facto dos jornais apresentarem sobretudo peças jornalísticas em que os jovens são encarados como delinquentes, vítimas ou estudantes. É isso que mostra a mais recente investigação em Portugal, cujos primeiros resultados são aqui também apresentados. Finalmente, o artigo refere os recentes e futuros esforços da União Europeia para impulsionar a introdução da Literacia dos Media nos currículos dos Estados Membros, alguns dos quais decorrem quando da Presidência Portuguesa, no segundo semestre de 2007. ER -