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Lopes da Costa, R. (2012). O mapa global de gestão: os modelos anglo-americano, alemão, japonês e chinês. Economia Global e Gestão. 17 (3), 53-76
R. J. Costa, "O mapa global de gestão: os modelos anglo-americano, alemão, japonês e chinês", in Economia Global e Gestão, vol. 17, no. 3, pp. 53-76, 2012
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TY - JOUR TI - O mapa global de gestão: os modelos anglo-americano, alemão, japonês e chinês T2 - Economia Global e Gestão VL - 17 IS - 3 AU - Lopes da Costa, R. PY - 2012 SP - 53-76 SN - 0873-7444 UR - https://indeg.iscte-iul.pt/ AB - A globalização do mercado empresarial atual obriga, hoje em dia, a repensar as teorias de gestão existentes, exigindo-se, mais do que nunca, um mapa global mental aberto à diversidade cultural. O concorrente direto outrora existente no outro lado da rua, passou agora a poder estar colocado a quilómetros de distância em qualquer um dos «quatro cantos do mundo». O mapa global atual exige, por isso, aprendizagem, competência e, fundamentalmente, conhecimento, e não apenas conhecimento prático e técnico, mas um conhecimento marcadamente diversificado sobre todas as outras culturas e mercados que nos constituem, sejam elas fortes, emergentes ou fracas, pois mesmo estas últimas podem, a qualquer momento, projetar-se e começar a absorver o capital disponível nos mercados internacionais. Este artigo tem assim o objetivo de projetar o futuro e dar a conhecer como está o mundo organizado relativamente à forma cultural de fazer gestão e pensar a estratégia, apresentando, por isso, uma orientação teórica que permite que se cultivem os gestores, os académicos e os próprios estudantes sobre a forma como lutam e sobrevivem as empresas a nível mundial. ER -