Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neto, L. (2023). Questões socioambientais e o Twitter de Jair Bolsonaro: análise do discurso das publicações realizadas entre 2017 e 2020. DNC5ALED: Discourses and their impacts on a world of multiple crises.
Exportar Referência (IEEE)
L. V. Neto,  "Questões socioambientais e o Twitter de Jair Bolsonaro: análise do discurso das publicações realizadas entre 2017 e 2020", in DNC5ALED: Discourses and their impacts on a world of multiple crises, Valência , 2023
Exportar BibTeX
@misc{neto2023_1715621477424,
	author = "Neto, L.",
	title = "Questões socioambientais e o Twitter de Jair Bolsonaro: análise do discurso das publicações realizadas entre 2017 e 2020",
	year = "2023",
	url = "https://www.conftool.pro/dnc5aled-2023"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Questões socioambientais e o Twitter de Jair Bolsonaro: análise do discurso das publicações realizadas entre 2017 e 2020
T2  - DNC5ALED: Discourses and their impacts on a world of multiple crises
AU  - Neto, L.
PY  - 2023
CY  - Valência 
UR  - https://www.conftool.pro/dnc5aled-2023
AB  - Parte de uma pesquisa em andamento, a apresentação discute como o então presidente da república brasileira, Jair Bolsonaro, entre os anos 2017-2020, posicionou-se diante dos conflitos socioambientais no Brasil. Para tanto, visitou-se o conjunto de publicações realizadas na sua conta oficial de Twitter e, através da Análise do Discurso (Pêcheux, 2019), buscou-se perceber quais caraterísticas marcam o discurso de Bolsonaro em temáticas socioambientais, considerando a ‘condição de produção’, a ‘formação ideológica’ e ‘formação discursiva’, presentes nas publicações. Objetiva-se ainda, numa perspectiva longitudinal, compreender quais temas, atores, grupos sociais e estratégias discursivas são mobilizadas numa perspectiva de disputa de hegemonia, tendo em vista o contexto sócio-histórico brasileiro.

Para o desenvolvimento da pesquisa em curso, com o apoio do MediaLab-CIES - Iscte, recolheu-se a totalidade das publicações realizadas na conta de Twitter @jairbolsonaro entre 2017-2020. Sequencialmente, organizou-se um aparelho lexical, constituído a partir da revisão bibliográfica sobre o debate socioambiental e da leitura exploratória de textos jornalísticos sobre eventos relacionados ao tema, possibilitando a busca por termos na base de dados e a constituição de um amplo corpus de análise, com base em significados locais (van Djick, 2014).

Por fim, através da Análise de Conteúdo Temática (Bardin, 2016; Pêcheux, 2019), foram categorizadas as seguintes dimensões discursivas: “geográfico e geopolítico”; “eventos socioambientais”; “atores envolvidos”; “atividades socioeconómicas”; “povos e categorias sociais”; “recursos naturais”, sendo os respetivos indicadores emergentes a partir da leitura exploratória das publicações.
ER  -