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Cotrim, J. (2023). Economia de Partilha - Recursos e Parcerias Estratégicas. Leiria. AAPI – Associação Ação para a Internacionalização.
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J. M. Cotrim,  Economia de Partilha - Recursos e Parcerias Estratégicas, Leiria, AAPI – Associação Ação para a Internacionalização, 2023
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TY  - BOOK
TI  - Economia de Partilha - Recursos e Parcerias Estratégicas
AU  - Cotrim, J.
PY  - 2023
CY  - Leiria
UR  - https://sharingeconomy.aapi.pt/ebook-2-economia-de-partilha-recursos-e-parcerias-estrategicas/?doing_wp_cron=1694821229.5197279453277587890625
AB  - Este E-book aborda o tópico da Economia de Partilha (EP) sob o ponto de vista dos recursos e
parcerias estratégicas que devem (ou deveriam) ser exploradas, com o objetivo primordial de
demonstrar e consolidar a ideia de que esta nova Era da “Economia Pós-Posse” e todos os seus
modelos de negócio que trazem consigo representam uma enorme e inevitável ferramenta para
contribuir para uma melhor sustentabilidade dos recursos do planeta. Os leitores ficarão com um
entendimento mais profundo e detalhado sobre o real alcance e repercussões desta inovação
civilizacional que a EP trouxe consigo.

Num primeiro momento, e de uma forma mais holística, os leitores passarão a compreender o quão
a EP tem ligações muito profundas e particulares com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, e particularmente os dos números 12 e 17. Constatar-se-á
que os ODS estão alinhados com o que é o propósito fundamental da EP: constituir uma potencial
ferramenta para aproximar as pessoas, permitir a partilha de informação, a melhor racionalização de
recursos que possam instigar e conduzir a padrões de consumo consideravelmente mais sustentáveis,
assim como, estar alinhada com as demais componentes da Sustentabilidade e seus subconceitosarco:
Responsabilidade e Impacto Social; Mitigação da Pobreza; Saúde de Qualidade; Educação de
Qualidade; Igualdade de Género; Reduzir as Desigualdades; Água Potável e Saneamento; Energias
Renováveis e Acessíveis; Trabalho Digno e Crescimento Económico; Cidades e Comunidades
Sustentáveis; Produção e Consumo Sustentáveis; Indústria, Inovação e Infraestruturas; Proteger a Vida
Marinha; Proteger a Vida Terrestre; Ação Climática; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias para a
Implementação dos Objetivos.

Compreender-se-á que o movimento da EP pode vir a desempenhar um papel chave no
fortalecimento dos meios de implementação de um crescimento mais sustentável à escala global.
E é com base nesta interconexão entre a EP e os ODS que eu faço referência à inevitabilidade de se
estabelecer uma parceria estratégica entre a EP e a Agenda 2030. Só não vê o enorme potencial desta
parceria quem não quiser ver. As evidências estão aí para todos constatarem.

Num segundo momento, e sobre um ponto de vista mais circunscrito, específico, segmentado, este
e-book “mergulhará” na esfera da EP e no mundo dos negócios propriamente dito, com o objetivo
de esclarecer os leitores, e, especificamente, os atuais e futuros empreendedores/empresários que
pretendam desenvolver modelos de negócio EP, sobre o quão vital é, sobretudo na fase inicial das
suas iniciativas empreendedoras, procurarem estabelecer parcerias estratégicas não só com o maior
leque possível de stakeholders (partes interessadas), também com empresas análogas detentoras de
plataformas e que atuam na EP, mas de forma especialmente vital com empresas, players que já estão
estabelecidos e implementados no mercado há já um considerável número de anos e com uma saúde
financeira sólida.

E porquê? Devido ao facto de ambas as partes só terem a ganhar: por um lado, a empresa
já estabelecida ganha ao integrar no seu modelo de negócio a inovação que as iniciativas
empreendedoras EP aportam consigo; e, por lado, o próprio newcomer atrai uma injeção de capital
e impulso financeiro que projetá-lo-á no mercado de uma forma muito mais visível e credível, assim
por dizer. Ou seja, a sua marca passa estar a associada a uma outra marca que é, por sua vez, muito
mais reconhecida e reputada no mercado. Trata-se, portanto, de uma parceria estratégica com um
alto potencial para a criação de sinergias colaborativas, uma maior eficiência na utilização de recursos
(fator crítico para o sucesso do negócio), e, com isto, tornar-se um driver central de sucesso para quem
pretenda iniciar um negócio na esfera da EP.

Complementarmente, recomendar-se-ão 5 grandes ações estratégias, e com particular enfoque sobre
uma delas (“Investir-Aprender-Agir”), inspiradas num estudo científico (2018) desenvolvido por uma
equipa internacional de investigadores, liderada por Chen Zhang.
ER  -