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Cotrim, J. (2023). Economia de Partilha - Recursos e Parcerias Estratégicas. Leiria. AAPI – Associação Ação para a Internacionalização.
J. M. Cotrim, Economia de Partilha - Recursos e Parcerias Estratégicas, Leiria, AAPI – Associação Ação para a Internacionalização, 2023
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TY - BOOK TI - Economia de Partilha - Recursos e Parcerias Estratégicas AU - Cotrim, J. PY - 2023 CY - Leiria UR - https://sharingeconomy.aapi.pt/ebook-2-economia-de-partilha-recursos-e-parcerias-estrategicas/?doing_wp_cron=1694821229.5197279453277587890625 AB - Este E-book aborda o tópico da Economia de Partilha (EP) sob o ponto de vista dos recursos e parcerias estratégicas que devem (ou deveriam) ser exploradas, com o objetivo primordial de demonstrar e consolidar a ideia de que esta nova Era da “Economia Pós-Posse” e todos os seus modelos de negócio que trazem consigo representam uma enorme e inevitável ferramenta para contribuir para uma melhor sustentabilidade dos recursos do planeta. Os leitores ficarão com um entendimento mais profundo e detalhado sobre o real alcance e repercussões desta inovação civilizacional que a EP trouxe consigo. Num primeiro momento, e de uma forma mais holística, os leitores passarão a compreender o quão a EP tem ligações muito profundas e particulares com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, e particularmente os dos números 12 e 17. Constatar-se-á que os ODS estão alinhados com o que é o propósito fundamental da EP: constituir uma potencial ferramenta para aproximar as pessoas, permitir a partilha de informação, a melhor racionalização de recursos que possam instigar e conduzir a padrões de consumo consideravelmente mais sustentáveis, assim como, estar alinhada com as demais componentes da Sustentabilidade e seus subconceitosarco: Responsabilidade e Impacto Social; Mitigação da Pobreza; Saúde de Qualidade; Educação de Qualidade; Igualdade de Género; Reduzir as Desigualdades; Água Potável e Saneamento; Energias Renováveis e Acessíveis; Trabalho Digno e Crescimento Económico; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Produção e Consumo Sustentáveis; Indústria, Inovação e Infraestruturas; Proteger a Vida Marinha; Proteger a Vida Terrestre; Ação Climática; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias para a Implementação dos Objetivos. Compreender-se-á que o movimento da EP pode vir a desempenhar um papel chave no fortalecimento dos meios de implementação de um crescimento mais sustentável à escala global. E é com base nesta interconexão entre a EP e os ODS que eu faço referência à inevitabilidade de se estabelecer uma parceria estratégica entre a EP e a Agenda 2030. Só não vê o enorme potencial desta parceria quem não quiser ver. As evidências estão aí para todos constatarem. Num segundo momento, e sobre um ponto de vista mais circunscrito, específico, segmentado, este e-book “mergulhará” na esfera da EP e no mundo dos negócios propriamente dito, com o objetivo de esclarecer os leitores, e, especificamente, os atuais e futuros empreendedores/empresários que pretendam desenvolver modelos de negócio EP, sobre o quão vital é, sobretudo na fase inicial das suas iniciativas empreendedoras, procurarem estabelecer parcerias estratégicas não só com o maior leque possível de stakeholders (partes interessadas), também com empresas análogas detentoras de plataformas e que atuam na EP, mas de forma especialmente vital com empresas, players que já estão estabelecidos e implementados no mercado há já um considerável número de anos e com uma saúde financeira sólida. E porquê? Devido ao facto de ambas as partes só terem a ganhar: por um lado, a empresa já estabelecida ganha ao integrar no seu modelo de negócio a inovação que as iniciativas empreendedoras EP aportam consigo; e, por lado, o próprio newcomer atrai uma injeção de capital e impulso financeiro que projetá-lo-á no mercado de uma forma muito mais visível e credível, assim por dizer. Ou seja, a sua marca passa estar a associada a uma outra marca que é, por sua vez, muito mais reconhecida e reputada no mercado. Trata-se, portanto, de uma parceria estratégica com um alto potencial para a criação de sinergias colaborativas, uma maior eficiência na utilização de recursos (fator crítico para o sucesso do negócio), e, com isto, tornar-se um driver central de sucesso para quem pretenda iniciar um negócio na esfera da EP. Complementarmente, recomendar-se-ão 5 grandes ações estratégias, e com particular enfoque sobre uma delas (“Investir-Aprender-Agir”), inspiradas num estudo científico (2018) desenvolvido por uma equipa internacional de investigadores, liderada por Chen Zhang. ER -