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Silva, A. G. D. da.  & Machado, E. G. (2023). Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras. Revista EduSer. 15 (1)
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A. G. Silva and E. G. Machado,  "Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras", in Revista EduSer, vol. 15, no. 1, 2023
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TY  - JOUR
TI  - Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
T2  - Revista EduSer
VL  - 15
IS  - 1
AU  - Silva, A. G. D. da. 
AU  - Machado, E. G.
PY  - 2023
SN  - 1645-4774
DO  - 10.34620/eduser.v15i1.237
UR  - https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/index
AB  - Este trabalho discute aspetos das experiências de estudantes bissau-guineenses no ensino superior português,  com  destaque para  as  motivações para ingresso,  os  desafios  cotidianos  vivenciados,  as  redes  de sociabilidade  e  as  perspetivas  futuras  de  estudantesdo  Instituto  Superior  de  Ciências  Sociais  e  Políticas  da Universidade de Lisboa. Metodologicamente,trabalhou-se com pesquisa e análise bibliográfica e documental, aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados destaca-sea  importância  do  protagonismo  estudantilna  constituição  de  ações  para acolhimento  e  permanência  na educação  superior  em  Portugal  e  para  inscrever  no  cotidiano  académico  questões,  temas  e  conteúdos curriculares  associados àÁfrica.  Ao  mesmo  tempo,  percebe-se  a  ausência  de  políticas  institucionais  de assistência estudantil e de integração que apoiem esses discentes, bem como a ausência de questões, temas e conteúdos curriculares associados a África nas ações institucionais e nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos de graduação.
ER  -