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Silva, A. G. D. da. & Machado, E. G. (2023). Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras. Revista EduSer. 15 (1)
A. G. Silva and E. G. Machado, "Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras", in Revista EduSer, vol. 15, no. 1, 2023
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TY - JOUR TI - Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras T2 - Revista EduSer VL - 15 IS - 1 AU - Silva, A. G. D. da. AU - Machado, E. G. PY - 2023 SN - 1645-4774 DO - 10.34620/eduser.v15i1.237 UR - https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/index AB - Este trabalho discute aspetos das experiências de estudantes bissau-guineenses no ensino superior português, com destaque para as motivações para ingresso, os desafios cotidianos vivenciados, as redes de sociabilidade e as perspetivas futuras de estudantesdo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Metodologicamente,trabalhou-se com pesquisa e análise bibliográfica e documental, aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados destaca-sea importância do protagonismo estudantilna constituição de ações para acolhimento e permanência na educação superior em Portugal e para inscrever no cotidiano académico questões, temas e conteúdos curriculares associados àÁfrica. Ao mesmo tempo, percebe-se a ausência de políticas institucionais de assistência estudantil e de integração que apoiem esses discentes, bem como a ausência de questões, temas e conteúdos curriculares associados a África nas ações institucionais e nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos de graduação. ER -