Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Costa, P. (2023). Das políticas sectoriais a uma política integrada de desenvolvimento local: reflexões a partir do caso do centro histórico lisboeta. In Teixeira, A.; Delgado, A. P.; Carvalho, L.; Mota, M. I; Castro e Silva, M. M. (org.) (Ed.), Estudos de Homenagem a José da Silva Costa. Porto: Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), U.Porto Press.
Exportar Referência (IEEE)
P. M. Costa,  "Das políticas sectoriais a uma política integrada de desenvolvimento local: reflexões a partir do caso do centro histórico lisboeta", in Estudos de Homenagem a José da Silva Costa, Teixeira, A.; Delgado, A. P.; Carvalho, L.; Mota, M. I; Castro e Silva, M. M. (org.), Ed., Porto, Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), U.Porto Press, 2023
Exportar BibTeX
@incollection{costa2023_1776136762629,
	author = "Costa, P.",
	title = "Das políticas sectoriais a uma política integrada de desenvolvimento local: reflexões a partir do caso do centro histórico lisboeta",
	chapter = "",
	booktitle = "Estudos de Homenagem a José da Silva Costa",
	year = "2023",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), U.Porto Press",
	address = "Porto"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Das políticas sectoriais a uma política integrada de desenvolvimento local: reflexões a partir do caso do centro histórico lisboeta
T2  - Estudos de Homenagem a José da Silva Costa
AU  - Costa, P.
PY  - 2023
CY  - Porto
AB  - As transformações profundas que o capitalismo cognitivo-cultural e o funcionamento globalizado das sociedades do conhecimento contemporâneas trouxeram ao desenvolvimento dos territórios implicam novos desafios no que concerne à atuação nesses mesmos territórios, na sua diversidade, bem como às políticas que têm como fim a promoção desse desenvolvimento, a múltiplas escalas territoriais. As políticas urbanas têm tido dificuldade em lidar com as dinâmicas de fundo - económicas, sociais, ambientais e culturais - subjacentes a estas transformações, bem como aliás também com a forma como poderão, de forma integrada, procurar dar-lhes resposta(s).  Partindo da experiência concreta das dinâmicas recentes verificadas no centro histórico da cidade de Lisboa e das políticas de que este tem sido alvo, reflete-se neste artigo sobre a necessidade de articulação transversal dos diferentes âmbitos, níveis e escalas de política, bem como sobre a forma como a diversidade de interesses, racionalidades e lógicas de atuação envolvidos na produção quotidiana da cidade condicionam os resultados dessas mesmas políticas, estando no entanto frequentemente omissos na sua formulação e análise. Com base na análise de alguns dos problemas associados à monofuncionalização do centro histórico da cidade e no reconhecimento da complexidade dos interesses e das racionalidades subjacentes, discutem-se os obstáculos a uma profícua integração de políticas que possibilite uma efetiva promoção do desenvolvimento local.
ER  -