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Cipriano, G. & Martins, S. da C. (2023). Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia. In Fonseca, D., Neto-Mendes, A., Gonçalves, M., Ventura, A., and Costa, J. A. (Ed.), A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar. (pp. 191-210). Aveiro: UA Editora.
G. D. Cipriano and S. C. Martins, "Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia", in A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Fonseca, D., Neto-Mendes, A., Gonçalves, M., Ventura, A., and Costa, J. A., Ed., Aveiro, UA Editora, 2023, pp. 191-210
@inproceedings{cipriano2023_1734671601950, author = "Cipriano, G. and Martins, S. da C.", title = "Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia", booktitle = "A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar", year = "2023", editor = "Fonseca, D., Neto-Mendes, A., Gonçalves, M., Ventura, A., and Costa, J. A.", volume = "", number = "", series = "", doi = "10.48528/kc4m-sa71", pages = "191-210", publisher = "UA Editora", address = "Aveiro", organization = "Universidade de Aveiro", url = "http://hdl.handle.net/10773/39458" }
TY - CPAPER TI - Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia T2 - A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar AU - Cipriano, G. AU - Martins, S. da C. PY - 2023 SP - 191-210 DO - 10.48528/kc4m-sa71 CY - Aveiro UR - http://hdl.handle.net/10773/39458 AB - O estado de emergência provocado pela pandemia covid-19, marcado pela incerteza dos riscos sanitários para a saúde pública, impôs ao governo português, escolas e professores uma gestão dinâmica deste cenário de crise. Neste contexto de grande imprevisibilidade, com o espaço físico das escolas encerrado e estabelecido o ensino remoto de emergência, os tradicionais desafios da avaliação das aprendizagens tornaram-se ainda mais complexos. Face a esta situação de grande disrupção, houve a necessidade de o governo português produzir legislação extraordinária para regular os processos de avaliação externa e avaliação interna das aprendizagens. Considerando os desafios e as soluções encontradas pelo governo, escolas e professores, todo este período de confinamento provocou, não só em Portugal como um pouco por todo o mundo, uma forçada reflexão sobre as práticas, propósitos e uso da avaliação das aprendizagens, questionando ainda a centralidade de instrumentos de avaliação como testes ou exames nacionais. Com este artigo, no âmbito do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar promovido pela Universidade de Aveiro, através da análise de estudos e indicadores estatísticos, pretende-se evidenciar alguns impactos da pandemia nas práticas de avaliação das aprendizagens em Portugal. Pretende-se ainda abordar algumas implicações das políticas de avaliação das aprendizagens produzidas pelo Governo português durante a primeira fase da pandemia na (des)continuidade nas práticas de avaliação até agora existentes. Mais ainda, coloca-se em evidência mudanças nos propósitos e uso da avaliação das aprendizagens durante este período. ER -