Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
O'Neill, Henrique, Langaro, D., Brito e Abreu, F., Almeida, F., Farinha, J., Domingues, L....Vitor Basto-Fernandes (2023). Coursera@Iscte 2021/22 - uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial. In Alexandre, J., Almeida, A., Esprírito-Santo, A., Martins, A., Aguiar, C. & Simões, N. (Ed.), Exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte. (pp. 64-92). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
H. J. O'Neill et al.,  "Coursera@Iscte 2021/22 - uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial", in Exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte, Alexandre, J., Almeida, A., Esprírito-Santo, A., Martins, A., Aguiar, C. & Simões, N., Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, vol. 1, pp. 64-92
Exportar BibTeX
@incollection{o'neill2023_1732202384626,
	author = "O'Neill, Henrique and Langaro, D. and Brito e Abreu, F. and Almeida, F. and Farinha, J. and Domingues, L. and Vitor Basto-Fernandes",
	title = "Coursera@Iscte 2021/22 - uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial",
	chapter = "",
	booktitle = "Exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte",
	year = "2023",
	volume = "1",
	series = "",
	edition = "1",
	pages = "64-64",
	publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/117/apresentacao"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Coursera@Iscte 2021/22 - uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial
T2  - Exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
VL  - 1
AU  - O'Neill, Henrique
AU  - Langaro, D.
AU  - Brito e Abreu, F.
AU  - Almeida, F.
AU  - Farinha, J.
AU  - Domingues, L.
AU  - Vitor Basto-Fernandes
PY  - 2023
SP  - 64-92
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/117/apresentacao
AB  - Este capítulo descreve um projeto-piloto que decorreu durante o 1º semestre de 2021/22 onde foram utilizados cursos online disponibilizados pela plataforma Coursera em diversas UCs de licenciatura e mestrado da Iscte Business School (IBS) e da Escola de Tecnologia e Arquitetura (ISTA). Participaram nesta experiência 10 docentes e cerca de 500 estudantes. O fundamento concetual e empírico para o estudo é o “blended learning” (Graham, 2023).
Para avaliar os resultados alcançados foram realizados inquéritos de opinião aos estudantes e docentes que participaram no projeto. A análise dos dados recolhidos demonstra que a iniciativa foi globalmente bem acolhida, tendo sido reconhecidos os benefícios que resultaram da utilização dos cursos online para a experiência formativa dos estudantes e docentes participantes.
Considerando a abrangência dos temas que são abordados pelos inúmeros cursos online que estão disponíveis na plataforma Coursera, bem como a elevada frequência com que surgem novos cursos e são atualizados os já existentes, é de admitir que este tipo de iniciativa poderá facilmente estender-se a outras UCs dos cursos de Licenciatura e Mestrado e envolver todas as Escolas do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
Apesar da opinião positiva dos diversos participantes, a consolidação desta iniciativa requer um enquadramento na estratégia do Iscte, que seja fundamentada por uma avaliação dos custos, bem como dos benefícios que poderão resultar de colaboração que o Iscte possa vir a aprofundar com a plataforma Coursera, considerando as oportunidades que se abrem para uma oferta alargada de cursos de formação online que, por exemplo, explore o potencial da comunidade da língua portuguesa.
ER  -