Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Nunes, L., Cardoso, E., de Almeida, A., Ribeiro, R., Guimarães, F., Mamede, R.P....Ferreira, J. (2023). Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica. In Joana Alexandre, Alexandre Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 52-63). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
L. M. Nunes et al., "Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Joana Alexandre, Alexandre Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões, Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 52-63
@incollection{nunes2023_1732414882805, author = "Nunes, L. and Cardoso, E. and de Almeida, A. and Ribeiro, R. and Guimarães, F. and Mamede, R.P. and Ferreira, J.", title = "Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica", chapter = "", booktitle = "Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte", year = "2023", volume = "", series = "", edition = "", pages = "52-52", publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa", address = "Lisboa", url = "https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf" }
TY - CHAP TI - Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica T2 - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte AU - Nunes, L. AU - Cardoso, E. AU - de Almeida, A. AU - Ribeiro, R. AU - Guimarães, F. AU - Mamede, R.P. AU - Ferreira, J. PY - 2023 SP - 52-63 CY - Lisboa UR - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf AB - O objetivo da missão Inteligência Artificial para a Administração Pública (IA>AP)* é promover a ligação entre estudantes, docentes e investigadores do Iscte, na área de Inteligência Artificial (IA), e as instituições da Administração Pública (AP). Pretende-se disponibilizar os conhecimentos e experiência académica na área de IA às entidades da AP que detêm dados passíveis de exploração, muitas vezes não usados, e deste modo permitir a utilização desta fonte valiosa de informação para apoio à decisão ou planeamento. A iniciativa permite também aos nossos estudantes ter experiência com dados de dimensão realista. Dados estes que apresentam problemas comuns aos que irão encontrar em muitas entidades públicas e privadas, proporcionando uma componente pedagógica e didática de enorme valor para a experiência académica dos nossos estudantes. Assim, conseguimos proporcionar aos nossos estudantes não só a experiência de um projeto realista, mas também o contacto com o funcionamento das entidades da AP e com a noção de que os conhecimentos adquiridos podem contribuir para o bem de todos. Tentamos também, com esta iniciativa, demonstrar que a academia pode contribuir com explorações valiosas para o planeamento de uma transformação digital segura e apoiada. Uma parte importante desta missão é promover oportunidades para a utilização de dados da AP nas disciplinas de 1.º e 2.º ciclos na área de IA no Iscte, através de laboratórios abertos, e nas dissertações de 2º e 3º ciclo associadas a esta área. Este artigo relata a organização e os resultados percetíveis destes esforços, ocorridos desde a sua génese, em janeiro de 2021, até ao momento (maio de 2023). ER -