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Nunes, L., Cardoso, E., de Almeida, A., Ribeiro, R., Guimarães, F., Mamede, R.P....Ferreira, J. (2023). Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica. In Joana Alexandre, Alexandre Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 52-63). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
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L. M. Nunes et al.,  "Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Joana Alexandre, Alexandre Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões, Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 52-63
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TY  - CHAP
TI  - Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica
T2  - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
AU  - Nunes, L.
AU  - Cardoso, E.
AU  - de Almeida, A.
AU  - Ribeiro, R.
AU  - Guimarães, F.
AU  - Mamede, R.P.
AU  - Ferreira, J.
PY  - 2023
SP  - 52-63
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf
AB  - O objetivo da missão Inteligência Artificial para a Administração Pública (IA>AP)* é promover a
ligação entre estudantes, docentes e investigadores do Iscte, na área de Inteligência Artificial (IA),
e as instituições da Administração Pública (AP). Pretende-se disponibilizar os conhecimentos e
experiência académica na área de IA às entidades da AP que detêm dados passíveis de exploração,
muitas vezes não usados, e deste modo permitir a utilização desta fonte valiosa de informação
para apoio à decisão ou planeamento. A iniciativa permite também aos nossos estudantes ter
experiência com dados de dimensão realista. Dados estes que apresentam problemas comuns aos
que irão encontrar em muitas entidades públicas e privadas, proporcionando uma componente
pedagógica e didática de enorme valor para a experiência académica dos nossos estudantes.
Assim, conseguimos proporcionar aos nossos estudantes não só a experiência de um projeto
realista, mas também o contacto com o funcionamento das entidades da AP e com a noção de
que os conhecimentos adquiridos podem contribuir para o bem de todos. Tentamos também,
com esta iniciativa, demonstrar que a academia pode contribuir com explorações valiosas para
o planeamento de uma transformação digital segura e apoiada.
Uma parte importante desta missão é promover oportunidades para a utilização de dados da
AP nas disciplinas de 1.º e 2.º ciclos na área de IA no Iscte, através de laboratórios abertos, e nas
dissertações de 2º e 3º ciclo associadas a esta área. Este artigo relata a organização e os resultados
percetíveis destes esforços, ocorridos desde a sua génese, em janeiro de 2021, até ao momento
(maio de 2023).
ER  -