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Henriques, J. (2022). Identidade europeia: Intersecção entre desigualdades de escolaridade e económicas. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), XI Congresso Português de Sociologia. Identidades ao rubro: Diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.
J. P. Henriques, "Identidade europeia: Intersecção entre desigualdades de escolaridade e económicas", in XI Congr.o Português de Sociologia. Identidades ao rubro: Diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente, Associação Portuguesa de Sociologia, Ed., Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia, 2022
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TY - CPAPER TI - Identidade europeia: Intersecção entre desigualdades de escolaridade e económicas T2 - XI Congresso Português de Sociologia. Identidades ao rubro: Diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente AU - Henriques, J. PY - 2022 CY - Lisboa UR - https://aps.pt/pt/atas-xi-congresso/ AB - Pretende-se aprofundar o conhecimento das relações entre um sentimento de pertença europeu e o capital educacional, privilegiando a influência combinada deste último com o efeito de factores macrossociais, tais como a riqueza entre países e dentro dos países. Recorrendo a uma metodologia quantitativa, e a dados do Eurobarómetro, não é possível afirmar que a estrutura de distribuição de capital educacional dentro dos países influencie os níveis médios de identidade europeia dos países. Mas quando o efeito do capital educacional é combinado com a influência das desigualdades de riqueza e de desenvolvimento humano, constata-se que o capital educacional é mais relevante nos países menos ricos, menos desenvolvidos, e de menor desigualdade interna. Ou seja, nos países mais ricos e desenvolvidos, e mais igualitários, a diferença nos níveis médios de identidade europeia entre as categorias de menor e maior capital educacional é menos pronunciada. ER -