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Saraiva, A., Almeida, P. B. & Marat-Mendes, T. (2023). Projeto social participativo: Possíveis ensinamentos do SAAL. In Allegri, A., Anastasia, C., and Bento, P. (Ed.), XV SIIU Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo: Livro de resumos. (pp. 27-28). Lisboa: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa.
A. M. Saraiva et al., "Projeto social participativo: Possíveis ensinamentos do SAAL", in XV SIIU Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo: Livro de resumos, Allegri, A., Anastasia, C., and Bento, P., Ed., Lisboa, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa, 2023, pp. 27-28
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TY - CPAPER TI - Projeto social participativo: Possíveis ensinamentos do SAAL T2 - XV SIIU Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo: Livro de resumos AU - Saraiva, A. AU - Almeida, P. B. AU - Marat-Mendes, T. PY - 2023 SP - 27-28 CY - Lisboa UR - https://www.siiu2023.fa.ulisboa.pt/ AB - Em Portugal, na década de 1970, o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) constituiu um programa habitacional progressista, tendo instituído uma democracia participativa dentro de um quadro colaborativo entre o Estado, especialistas e a população, com o objetivo de solucionar o grave e urgente problema de falta de habitação. Centrando-nos em três casos de estudo [Távora: Prelada (Porto, 1975-1976), Hestnes Ferreira: Fonsecas e Calçada (Lisboa, 1974-1988) e Costa Cabral: Pego Longo (Queluz, 1975-1977)], examinamos possíveis reflexos dos percursos prévios destes arquitetos nas suas respetivas propostas de projeto urbano e habitacionais. Baseando a análise em material original, depositado em diversos arquivos e bibliotecas especializadas, o presente artigo oferece uma primeira sistematização da informação recolhida, promovendo uma metodologia de análise da relação entre investigação e prática da arquitetura/urbanismo, desenvolvida e experimentada em Portugal. Por fim, oferecem-se pistas para a recuperação destes projetos sociais participativos, como possíveis modelos a seguir na atualidade. ER -
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