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Saraiva, A., Almeida, P. B. & Marat-Mendes, T. (2023). Projeto social participativo: Possíveis ensinamentos do SAAL. In Allegri, A., Anastasia, C., and Bento, P. (Ed.), XV SIIU Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo: Livro de resumos. (pp. 27-28). Lisboa: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa.
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A. M. Saraiva et al.,  "Projeto social participativo: Possíveis ensinamentos do SAAL", in XV SIIU Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo: Livro de resumos, Allegri, A., Anastasia, C., and Bento, P., Ed., Lisboa, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa, 2023, pp. 27-28
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@inproceedings{saraiva2023_1734884171415,
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}
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TY  - CPAPER
TI  - Projeto social participativo: Possíveis ensinamentos do SAAL
T2  - XV SIIU Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo: Livro de resumos
AU  - Saraiva, A.
AU  - Almeida, P. B.
AU  - Marat-Mendes, T.
PY  - 2023
SP  - 27-28
CY  - Lisboa
UR  - https://www.siiu2023.fa.ulisboa.pt/
AB  - Em Portugal, na década de 1970, o Serviço de Apoio Ambulatório Local
(SAAL) constituiu um programa habitacional progressista, tendo instituído
uma democracia participativa dentro de um quadro colaborativo entre o
Estado, especialistas e a população, com o objetivo de solucionar o grave
e urgente problema de falta de habitação. Centrando-nos em três casos de
estudo [Távora: Prelada (Porto, 1975-1976), Hestnes Ferreira: Fonsecas e
Calçada (Lisboa, 1974-1988) e Costa Cabral: Pego Longo (Queluz, 1975-1977)],
examinamos possíveis reflexos dos percursos prévios destes arquitetos nas
suas respetivas propostas de projeto urbano e habitacionais. Baseando a
análise em material original, depositado em diversos arquivos e bibliotecas
especializadas, o presente artigo oferece uma primeira sistematização da
informação recolhida, promovendo uma metodologia de análise da relação
entre investigação e prática da arquitetura/urbanismo, desenvolvida e
experimentada em Portugal. Por fim, oferecem-se pistas para a recuperação
destes projetos sociais participativos, como possíveis modelos a seguir na
atualidade.
ER  -