Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gerardo, F., Filipe, I., Gomes, D. & Nuno Mateus (2023). Crianças e Jovens Smart2B, para a sustentabilidade energética. XII Congresso Português de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
F. M. Ponciano et al.,  "Crianças e Jovens Smart2B, para a sustentabilidade energética", in XII Congr.o Português de Sociologia, Coimbra, 2023
Exportar BibTeX
@misc{ponciano2023_1734835480218,
	author = "Gerardo, F. and Filipe, I. and Gomes, D. and Nuno Mateus",
	title = "Crianças e Jovens Smart2B, para a sustentabilidade energética",
	year = "2023",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "https://aps.pt/pt/xii-congresso-portugues-de-sociologia-2/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Crianças e Jovens Smart2B, para a sustentabilidade energética
T2  - XII Congresso Português de Sociologia
AU  - Gerardo, F.
AU  - Filipe, I.
AU  - Gomes, D.
AU  - Nuno Mateus
PY  - 2023
CY  - Coimbra
UR  - https://aps.pt/pt/xii-congresso-portugues-de-sociologia-2/
AB  - Título: Crianças e Jovens Smart2B, para a sustentabilidade energética

As preocupações ambientais estão na ordem do dia e a preocupação dos portugueses com o ambiente atinge valores bastante elevados (Guerra, J. et al, 2015), onde temas ligados à poluição ambiental, alterações climáticas ou à transição energética fazem manchetes diárias na comunicação social, torna-se imperativo tomar medidas na direção certa. Para além de que, em Portugal, deve salientar-se a vulnerabilidade à pobreza energética, que tem fortes implicações no bem-estar e na qualidade de vida das famílias (Horta, A. et al, 2019). É, ainda, importante ressaltar que os edifícios são responsáveis por cerca de 36% das emissões de Co2 para a atmosfera, urge mudar o paradigma, tornando os mesmos, parte ativa da transição para um uso da energia por parte da população mais fácil, limpo e barato, que está relacionada com diversos objetivos do desenvolvimento sustentável. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) com a vontade de inovar, integra um projeto de investigação-ação designado de Smart2B, coordenado pela EDP, com 12 parceiros europeus de 8 países, que ambiciona inovar a capacidade tecnológica dos edifícios atualmente existentes através da instalação de sensores “Internet das Coisas” (Smart Meters & Smart Plugs), que atuam diretamente nos variados aparelhos domésticos. O seu intuito é controlar e monitorizar esses mesmos aparelhos, com o objetivo de melhorar o conforto interno e a eficiência energética dos mesmos e consequentemente dos edifícios na totalidade. O projeto Smart2B segue uma abordagem centrada no residente/end-user, que simplifica o controlo de equipamentos e dispositivos e fornece informações sobre o desempenho energético total.  Pretende-se que esta abordagem permita a transição de edifícios passivos para edifícios ativos no caminho para um sistema energético mais “verde”. Assim, sendo especificamente adaptado às necessidades do end-user. 
Este projeto na SCML tem igualmente o objetivo de criar um programa de sustentabilidade energética para crianças e jovens, usando para o efeito uma metodologia participativa através do envolvimento de cerca de 78 crianças/adolescentes de 6 casas de acolhimento e cerca de 32 jovens adultos de 3 apartamentos de autonomização, contando com o apoio de cerca de 102 elementos de equipas educativas, desde diretores de estabelecimento a animadores socioculturais. Através da elaboração deste programa de sustentabilidade em co-design, com os residentes e utilizadores dos edifícios pretende-se testar algumas hipóteses:
-Uma dela é das metodologias de envolvimento e participação social no projeto se conseguem uma maior sensibilização para as questões da sustentabilidade energética; 
-A segunda é sea associação de várias atividades de lazer relacionadas com a temática da sustentabilidade energética promove a sensibilização, o aumento do conhecimento e interesse pela sustentabilidade energética. 
Deste modo, estão previstas atividades sobre o tema da sustentabilidade energética que se espera que tenham um efeito significativo na melhoria ou alteração de conhecimentos, crenças e atitudes. O programa prevê igualmente a aprendizagem sobre o sistema tecnológico “RE:DY” criado pela EDP que irá monitorizar o consumo energético nos edifícios e a utilização da plataforma (App) Smart2B que possibilitará a visualização por parte dos residentes dos seus consumos habituais e de que forma estes podem ser melhorados, o que poderá permitir não só a gestão mais sustentável dos recursos energéticos como também possibilitará promover o seu acompanhamento por parte dos participantes, gerando uma competição saudável entre residentes e das várias casas de acolhimento. A aplicação Smart2B conta também com uma componente de gamificação, através da qual os end-users poderão jogar (Quizzes relacionados aos temas do projeto por exemplo) e ao mesmo tempo divertir-se enquanto contribuem para tornar o ambiente melhor, a transição energética possível e os seus próprios conhecimentos maiores.


ER  -