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Matos, A. P. M., Festas, I., Seixas, A. & Bobrowicz-Campos, E. (2022). Como usam, leem e escrevem os media os alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico? Alguns resultados do projeto COMEDIG. XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
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M. A. M. et al.,  "Como usam, leem e escrevem os media os alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico? Alguns resultados do projeto COMEDIG.", in XVI Congr.o da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Evento online, 2022
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TY  - CPAPER
TI  - Como usam, leem e escrevem os media os alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico? Alguns resultados do projeto COMEDIG.
T2  - XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
AU  - Matos, A. P. M.
AU  - Festas, I.
AU  - Seixas, A.
AU  - Bobrowicz-Campos, E.
PY  - 2022
CY  - Evento online
UR  - https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2022/inicio/
AB  - As crianças, cujo quotidiano flui incessantemente entre ecrãs e em ecrãs, desde sempre foram alvo de especial atenção no âmbito das discussões, políticas e iniciativas centradas na necessidade de formar os cidadãos para um uso informado e crítico dos media e dos seus conteúdos. No momento atual, em que as tecnologias digitais estruturam crescentemente os espaços e os tempos que habitamos, nomeadamente os espaços educativos (e.g., [1]), revela-se particularmente importante compreender a relação que as crianças estabelecem com e através dos media, conhecer as competências que têm e aquelas que é fundamental promover, para que desenvolvam uma literacia digital crítica [2], que lhes permita refletir sobre o significado dos media digitais e o seu impacto no modo como veem e sentem o mundo e nas formas de intervir e participar no mesmo. A presente comunicação apresenta os resultados de um estudo que visou conhecer as competências de literacia digital e mediática dos alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico e, assim, contribuir para uma ação educativa fundamentada. Este estudo, desenvolvido no âmbito do projeto COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” (PTDC/CED-EDG/32560/2017), seguiu uma metodologia de natureza quantitativa, com recurso a um questionário preenchido online, por uma amostra de 1092 alunos de escolas públicas e privadas, de diferentes regiões de Portugal. A avaliação das competências de literacia digital e mediática foi operacionalizada mediante questões que incidiram em três dimensões, de acordo com o modelo conceptual elaborado na primeira fase do projeto: competências técnicas e operacionais, competências de leitura crítica e competências de expressão crítica. O estudo contemplou, ainda, a análise da relação entre estas competências e algumas variáveis contextuais, tais como variáveis sociodemográficas e as experiências individuais de uso dos media. Os resultados serão discutidos atendendo às potenciais implicações a derivar para o domínio da educação. 

[1] European Commission (2020). Digital Education Action Plan 2021-2027. Resetting education
and training for the digital age. European Union. https://education.ec.europa.eu/sites/default/
files/document-library-docs/deap-communication-sept2020_en.pdf 

[2] David Buckingham (2013). Making sense of the ‘Digital Generation’: Growing up with digital. Media, Self & Society, 40(3), 7-15, https://doi.org/10.1080/03060497.2013.11084274


ER  -