Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Matos, A. P. M., Festas, I., Seixas, A. M. & Bobrowicz-Campos, E. (2022). Como usam, leem e escrevem os media os alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico? Alguns resultados do projeto COMEDIG. In Pires, C., Figueiredo, M., and Martins, M. F. (Ed.), XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação e cidades. Tempos, espaços, atores e culturas. Livro de resumos. (pp. 270-271). Evento online: eventQualia.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. M. et al.,  "Como usam, leem e escrevem os media os alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico? Alguns resultados do projeto COMEDIG", in XVI Congr.o da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação e cidades. Tempos, espaços, atores e culturas. Livro de resumos, Pires, C., Figueiredo, M., and Martins, M. F., Ed., Evento online, eventQualia, 2022, pp. 270-271
Exportar BibTeX
@inproceedings{m.2022_1732205047782,
	author = "Matos, A. P. M. and Festas, I. and Seixas, A. M. and Bobrowicz-Campos, E.",
	title = "Como usam, leem e escrevem os media os alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico? Alguns resultados do projeto COMEDIG",
	booktitle = "XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação e cidades. Tempos, espaços, atores e culturas. Livro de resumos",
	year = "2022",
	editor = "Pires, C., Figueiredo, M., and Martins, M. F.",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "270-271",
	publisher = "eventQualia",
	address = "Evento online",
	organization = "Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação",
	url = "https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2022/inicio/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Como usam, leem e escrevem os media os alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico? Alguns resultados do projeto COMEDIG
T2  - XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação e cidades. Tempos, espaços, atores e culturas. Livro de resumos
AU  - Matos, A. P. M.
AU  - Festas, I.
AU  - Seixas, A. M.
AU  - Bobrowicz-Campos, E.
PY  - 2022
SP  - 270-271
CY  - Evento online
UR  - https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2022/inicio/
AB  - As crianças, cujo quotidiano flui incessantemente entre ecrãs e em ecrãs, desde sempre foram alvo de especial atenção no âmbito das discussões, políticas e iniciativas centradas na necessidade de formar os cidadãos para um uso informado e crítico dos media e dos seus conteúdos. No momento atual, em que as tecnologias digitais estruturam crescentemente os espaços e os tempos que habitamos, nomeadamente os espaços educativos, revela-se particularmente importante compreender a relação que as crianças estabelecem com e através dos media, conhecer as competências que têm e aquelas que é fundamental promover, para que desenvolvam uma literacia digital crítica, que lhes permita refletir sobre o significado dos media digitais e o seu impacto no modo como veem e sentem o mundo e nas formas de intervir e participar no mesmo. A presente comunicação apresenta os resultados de um estudo que visou conhecer as competências de literacia digital e mediática dos alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico e, assim, contribuir para uma ação educativa fundamentada. Este estudo, desenvolvido no âmbito do projeto COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” (PTDC/CED-EDG/32560/2017), seguiu uma metodologia de natureza quantitativa, com recurso a um questionário preenchido online, por uma amostra de 1092 alunos de escolas públicas e privadas, de diferentes regiões de Portugal. A avaliação das competências de literacia digital e mediática foi operacionalizada mediante questões que incidiram em três dimensões, de acordo com o modelo conceptual elaborado na primeira fase do projeto: competências técnicas e operacionais, competências de leitura crítica e competências de expressão crítica. O estudo contemplou, ainda, a análise da relação entre estas competências e algumas variáveis contextuais, tais como variáveis sociodemográficas e as experiências individuais de uso dos media. Os resultados serão discutidos atendendo às potenciais implicações a derivar para o domínio da educação.
ER  -