Scientific journal paper Q3
A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais
Pedro Abrantes (Abrantes, P.);
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

Times Cited: 14

(Last checked: 2025-12-21 04:02)

View record in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 2

(Last checked: 2025-12-18 21:30)

View record in Scopus


: 0.5
Google Scholar

Times Cited: 25

(Last checked: 2025-12-19 04:16)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Alternative Titles

(Spanish/Castilian) La educación en Portugal: principios y fundamentos constitucionales

(French) L’éducation au Portugal: principes et fondements constitutionnels

(English) Education in Portugal: key constitutional principles and bases

Abstract
A propósito da celebração dos seus 40 anos, o artigo analisa o modo como a educação é concebida na Constituição da República Portuguesa, à luz de estudos sociológicos nacionais e internacionais de referência. Discute-se o modo como a lei fundamental foi entendida e teve impactos no sistema educativo português, identificando-se algumas controvérsias, tensões e áreas de desenvolvimento futuro. Questões como as relações público-privado, o combate às desigualdades, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão democrática ou a educação para a cidadania são afloradas. Em termos gerais, argumenta-se que a Constituição teve um papel central na transformação do sistema educativo e constitui, ainda hoje, um instrumento fundamental de estabilização, mas também de orientação de políticas transformadoras.
Acknowledgements
--
Keywords
Constituição da República Portuguesa,Políticas educativas,Desigualdades,Democracia,Liberdade
  • Sociology - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia