Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Alternative Titles
(Spanish/Castilian) La educación en Portugal: principios y fundamentos constitucionales
(French) L’éducation au Portugal: principes et fondements constitutionnels
(English) Education in Portugal: key constitutional principles and bases
Abstract
A propósito da celebração dos seus 40 anos, o artigo analisa o modo como a educação é concebida na
Constituição da República Portuguesa, à luz de estudos sociológicos nacionais e internacionais de referência.
Discute-se o modo como a lei fundamental foi entendida e teve impactos no sistema educativo português,
identificando-se algumas controvérsias, tensões e áreas de desenvolvimento futuro. Questões como as relações
público-privado, o combate às desigualdades, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão democrática ou a
educação para a cidadania são afloradas. Em termos gerais, argumenta-se que a Constituição teve um papel
central na transformação do sistema educativo e constitui, ainda hoje, um instrumento fundamental de
estabilização, mas também de orientação de políticas transformadoras.
Acknowledgements
--
Keywords
Constituição da República Portuguesa,Políticas educativas,Desigualdades,Democracia,Liberdade
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Português