Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
A guerra travada na comunicação social: A influência da opinião pública na tomada de decisões relativas ao uso da força
Journal Title
Nação e Defesa
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Alternative Titles
(English) The war fought in the media: The influence of the public opinion in the decision-making relating the use of force
Abstract
A opinião pública é cada vez mais um fator a ter em consideração na tomada de decisões nos conflitos armados. A mobilização da opinião pública não é um fenómeno recente, mas a sua importância para as políticas adotadas pelos Estados assume maior relevância a partir de 1991, na Guerra do Iraque. Procurando mapear os principais debates sobre a influência da comunicação social na definição das agendas políticas dos Estados, este artigo destaca as
principais áreas em que há uma relação estreita entre comunicação social, opinião pública e o processo de decisão no uso da força.
Acknowledgements
--
Keywords
Opinião pública,Conflito armado,Tomada de decisões,Efeito CNN,Efeito Al Jazeera