Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
A guerra travada na comunicação social: A influência da opinião pública na tomada de decisões relativas ao uso da força
Título Revista
Nação e Defesa
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) The war fought in the media: The influence of the public opinion in the decision-making relating the use of force
Abstract/Resumo
A opinião pública é cada vez mais um fator a ter em consideração na tomada de decisões nos conflitos armados. A mobilização da opinião pública não é um fenómeno recente, mas a sua importância para as políticas adotadas pelos Estados assume maior relevância a partir de 1991, na Guerra do Iraque. Procurando mapear os principais debates sobre a influência da comunicação social na definição das agendas políticas dos Estados, este artigo destaca as
principais áreas em que há uma relação estreita entre comunicação social, opinião pública e o processo de decisão no uso da força.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Opinião pública,Conflito armado,Tomada de decisões,Efeito CNN,Efeito Al Jazeera