Artigo em revista científica
A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: Estudo empírico numa instituição financeira
Pedro Fontes Falcão (Falcão, P. F.); Miguel Pina e Cunha (Cunha, M. P.); José Curto (Curto, J.); Francisco Oliveira (Oliveira, F.);
Título Revista
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A literatura sobre inteligência emocional mostra que este tipo de inteligência tem uma relação positiva e direta com o desempenho dos gestores. Com o objetivo de contribuir para esta linha de investigação, procedeu-se a um estudo envolvendo 149 gestores comerciais de empresas numa grande instituição financeira portuguesa. A análise empírica baseou-se num questionário de autorrelato da inteligência emocional e de quatro elementos de avaliação de desempenho dos gestores. Para o efeito, estimou-se um modelo de regressão linear múltipla, que aponta para uma relação direta entre o nível de inteligência emocional e o desempenho comercial dos gestores da instituição, sendo as variáveis preditoras que predizem mais o desempenho comercial perceber as emoções e gerir as emoções dos outros. No âmbito académico, o estudo empírico contribui para a atual literatura. No âmbito da gestão, é um contributo para os processos de recrutamento e de formação de gestores.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Desempenho,Inteligência Emocional,Gestor de Empresa,Comercial,Instituição Financeira