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Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
A Nova Geografia do Turismo no Algarve: Características e Impactos da (Re)Turistificação da Região
Título Evento
XIII Congresso Português de Sociologia - Democracias à prova: riscos e incertezas
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Distinguindo-se do modelo tradicional de turismo de massas algarvio, centrado em resorts e pacotes turísticos, a recente transformação turística no Algarve está marcada pela expansão do alojamento de curta duração, em grande parte facilitada por plataformas digitais peer-to-peer (P2P), por um conjunto de medidas legislativas e fiscais e, em simultâneo, pelas tendências internacionais que assinalam uma procura turística muito orientada para o turismo urbano e, em particular, para o paradigma do “live like a local”. A combinação destes factores tem resultado numa explosão da oferta e da procura de alojamento local na região, com consequências directas e profundas nos tecidos urbanos e nas populações.
Este recente e intenso processo de re-turistificação da região tem características particulares e uma geografia distinta, inicialmente concentrado em territórios urbanos, mas que agora se estende progressivamente para territórios rurais, onde, historicamente, o turismo tinha um impacto limitado. Esta mudança altera profundamente a dinâmica social e económica destes territórios e acarreta desafios consideráveis, tais como a reconfiguração do espaço em função da procura turística, o aumento da pressão sobre o mercado imobiliário rural, dificuldade de acesso à habitação por parte das populações locais, promovendo a gentrificação e o deslocamento de residentes.
Neste contexto, esta comunicação analisa as características e os impactos da re-turistificação do Algarve, impulsionada pelo crescimento exponencial do alojamento local, e reflecte sobre o quadro das políticas públicas que favoreceram este fenómeno.
Com base em dados do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL), esta comunicação analisa em detalhe a nova geografia do turismo no Algarve, em consequência do processo de re-turistifcação que tem marcado a última década na região. Esta análise, efectuada para o período de 2012 a 2024, identifica o crescimento do número de unidades de alojamento local, bem como as áreas mais afectadas pela proliferação do alojamento local, destacando tanto os principais núcleos urbanos, como as zonas rurais que estão a experienciar um aumento significativo deste tipo de turismo.
Através da realização de focus groups com residentes e entidades locais são também analisados impactos recentes do turismo nestas zonas.
A análise termina com uma reflexão sobre como as políticas públicas dirigidas ao alojamento local, inicialmente focadas no desenvolvimento urbano, estão agora a ter efeitos profundos no contexto rural da região algarvia, desenhando uma nova geografia do turismo na região, que favorece a transferência de impactos também para estes territórios.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Turistificação,Impactos Sociais do Turismo,Alojamento local,Políticas púplicas,Algarve
Registos de financiamentos
| Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
|---|---|
| CEECINST/00052/2021/CP2792/CT0003 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
| UIDB/04020/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
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