Talk
A origem da imagem e o interesse pelas profissões na área da contabilidade: estudo empírico a alunos
Célia Vicente (Vicente, C.); Raul Laureano (Laureano, Raul M. S.); Maria Machado (Machado, M.);
Event Title
TMS Algarve 2014 – Management Studies International Conference
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Este estudo tem como objetivos específicos: analisar a origem da imagem dos alunos sobre a profissão de contabilista, investigando eventuais diferenças entre os alunos no inicio e no fim do curso; identificar as caraterísticas individuais dos alunos que influenciam a origem da imagem e do interesse pela profissão; analisar o interesse dos alunos no exercício de diferentes categorias de profissões relacionadas com a contabilidade, investigando eventuais diferenças entre os alunos no inicio e no fim do curso; identificar as caraterísticas individuais dos alunos que influenciam o interesse pelas diferentes categorias de profissões relacionadas com a contabilidade. Foram inquiridos por questionário dois grupos de alunos da licenciatura em contabilidade de um instituto de ensino superior português: 157 alunos do primeiro ano e 78 alunos do terceiro ano. Os dados recolhidos permitem concluir que: a imagem da profissão deriva principalmente do contacto com contabilistas conhecidos, sendo os media a origem que menos influência exerce; existe associação entre a origem da imagem e a idade, a média de entrada dos alunos do primeiro ano e a média previsível de saída dos alunos do terceiro ano; a profissão de diretor financeiro é a mais atrativa e a de docente a menos desejada; as caraterísticas demográficas género e idade influenciam o interesse pelas diversas profissões associadas à contabilidade.
Acknowledgements
--
Keywords
Alunos, Ensino superior, Contabilidade, Profissão, Imagem, Interesse.