Other publications
Algoritmos e notícias – A oportunidade da inteligência artificial no jornalismo
Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); Vania Baldi (Baldi, V.); Paulo Couraceiro (Couraceiro, P.); Miguel Paisana (Paisana, M.);
Journal/Book/Other Title
Publicações OberCom
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 14

(Last checked: 2025-12-06 20:55)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Neste documento exploramos as mais recentes tendências ao nível da adoção da inteligência artificial (IA) no jornalismo, assim como os principais desafios éticos e de mercado que decorrem da utilização de algoritmos na produção, “targetização” e circulação de notícias. Para tal analisamos os estudos de caso mais paradigmáticos do cruzamento das funções jornalísticas com práticas de IA. Argumentamos, finalmente, que o receio sobre o impacto dos algoritmos no jornalismo é legítimo mas de certa forma enviesado, na medida em que estes instrumentos, não sendo um substituto para o conjunto de práticas distintivas do campo jornalístico, irão desempenhar um papel cada vez mais preponderante para a performance das marcas de notícias em ambientes digitais.
Acknowledgements
--
Keywords