Outras publicações
Algoritmos e notícias – A oportunidade da inteligência artificial no jornalismo
Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); Vania Baldi (Baldi, V.); Paulo Couraceiro (Couraceiro, P.); Miguel Paisana (Paisana, M.);
Título Revista/Livro/Outro
Publicações OberCom
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 10

(Última verificação: 2024-11-21 23:12)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Neste documento exploramos as mais recentes tendências ao nível da adoção da inteligência artificial (IA) no jornalismo, assim como os principais desafios éticos e de mercado que decorrem da utilização de algoritmos na produção, “targetização” e circulação de notícias. Para tal analisamos os estudos de caso mais paradigmáticos do cruzamento das funções jornalísticas com práticas de IA. Argumentamos, finalmente, que o receio sobre o impacto dos algoritmos no jornalismo é legítimo mas de certa forma enviesado, na medida em que estes instrumentos, não sendo um substituto para o conjunto de práticas distintivas do campo jornalístico, irão desempenhar um papel cada vez mais preponderante para a performance das marcas de notícias em ambientes digitais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave