Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Revista de Ciências da Computação
Ano (publicação definitiva)
2007
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Data mining,Agrupamento,Segmentação,Retalho