Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Territórios Metropolitanos Contemporâneos
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
As dinâmicas da reabilitação do património Pombalino em Lisboa (1755-1880) envolvem três macro-fatores interdependentes: i) o artefacto histórico; ii) os proprietários e utilizadores; iii) os agentes especializados.
A dicotomia entre a integração e a integralidade do Património cultural (PC) deriva das diferentes atribuições de valor (cultural, histórico, funcional, económico) ao edifício histórico e da coexistência de objetivos contraditórios.
De facto, o domínio da reutilização e da reabilitação dos imóveis históricos (na qual se pode incluir o reforço estrutural) é marcado pela complexidade na seleção das soluções de intervenção, de projeto e técnicas.
Este artigo aborda o estudo comparativo in itinere das técnicas de reforço da parede mista (frontal) através de métodos de análise de decisão multicritério (MCDA).
O estudo visa propor um modelo de seleção das atuais técnicas de reforço utilizando como critérios a compatibilidade material, a autenticidade arquitectónica e estrutural e a perda de material original.
Os critérios de avaliação das práticas de reforço estrutural e as combinações das variantes de reforço são brevemente discutidos.
Salienta-se que a reflexão sobre o impacto das intervenções no património histórico e a necessidade de introduzir transparência no processo decisório representam prioridades no cenário contemporâneo lisboeta, bem como no contexto internacional.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Análise multicritério,M-MACBETH,Técnicas de reforço estrutural,Património Pombalino,Reabilitação,Frontal
English