Artigo em revista científica Q3
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: Relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
Patrícia Ávila (Ávila, P.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-17 15:29)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 7

(Última verificação: 2024-11-21 21:34)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Adult learning and education in Portugal and the EU: Sociological relevance, conceptual challenges, and research results

(Francês) L’apprentissage et l’éducation des adultes au Portugal et dans l’UE: Pertinence sociologique, enjeux conceptuels et résultats de recherche

(Espanhol/Castelhano) Aprendizaje y educación de adultos en Portugal y en la UE: Relevancia sociológica, desafíos conceptuales y resultados de investigación

Abstract/Resumo
Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo. ____ This article focuses on research on the participation of adult population in learning and education activities. It discusses and synthesises the main analytical perspectives, methodological approaches and research results, situating in a comparative and temporally extended perspective, the evolution that has occurred in Portugal in this field. It points to the major social inequalities associated with lifelong learning and to the complexity and multiplicity of the factors that condition or favour participation, emphasising the centrality of public policies. The article also discusses the social implications of these processes for both individuals and societies, and argues for the need to strengthen the sociological research in this domain.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Aprendizagem e educação de adultos,Desigualdades sociais na participação,Impactos sociais da aprendizagem e educação de adultos,Portugal e Europa
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais