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Arquitectura: fazer/ensinar - O ensino de arquitectura e compromissos com a prática profissional
Paulo Tormenta Pinto (Pinto, Paulo Tormenta);
Event Title
6º Colóquio Internacional de Arquitectura
Year (definitive publication)
2017
Language
English
Country
Portugal
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Abstract
O ensino da arquitetura tem suscitado nos últimos anos um intenso debate, que em muito extravasa os limites da academia. A adequação dos planos de estudos em arquitetura ao processo de Bolonha (2006), veio introduzir modificações nas estruturas académicas, promovendo alterações significativas na relação entre o ensino e a prática profissional. Apesar dos compromissos dos cursos na atribuição de competências para o exercício da arquitetura, à medida que as universidades têm vindo a estabilizar o seus quadros docentes, tem-se assistido à progressiva delimitação das suas próprias estruturas pedagógicas e científicas. Passados cerca de dez anos desde a regulamentação das alterações da Lei de Bases do Sistema Educativo (Decreto-lei nº 74/2006 de 24 de março), se por um lado têm sido dados passos decisivos ao nível do aprofundamento dos fundamentos da arquitetura e das tecnologias que garantem a sua materialidade e sustentabilidade, por outro lado tem-se verificado um gradual enfraquecimento dos vínculos que tradicionalmente relacionavam de modo direto as escolas com os ateliês. A prática de arquitetura pressupõe a atuação num processo de mudança, concertado com as cadências do tempo presente. A interiorização e representação dos contextos associados às ações de projeto, em muito dependem de um exercício constante de exposição perante os vários agentes que participam nos meandros da construção - entidades contratantes, administração pública, agências de certificação e de regulação, ou empresas construtoras. Este quadro catalisa a renovação do olhar crítico perante o território e perante a sociedade, funcionando como ferramenta decisiva para a consciência cívica dos arquitetos e para a sua relevância no plano profissional. Retomando a temática do ensino, com este colóquio pretende promover-se um balanço, capaz de contribuir para clarificar a pertinência dos laços de articulação entre a academia e as dinâmicas associadas à prática da arquitetura, nos dias de hoje. Para tal, serão debatidas, analisadas e aprofundas experiências pedagógicas fundadas na partilha e no intercâmbio com realismo subjacente ao exercício de projeto.
Acknowledgements
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Keywords