Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
As mulheres trabalhadoras em Portugal (1890-1970): As representações sobre o trabalho remunerado e o trabalho não remunerado numa perspetiva feminista
Actas de las XIV Jornadas Nacionales de Historia de las Mujeres y IX Congreso Iberoamericano de Estudios de Género
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Argentina
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Esta apresentação aborda o estudo das mulheres trabalhadoras em Portugal, entre finais do século XIX, no ocaso da monarquia liberal e a década de 70, do século XX, no regime ditatorial (que devido à esperança na amenização política ficou conhecido por “Primavera Marcelista” (a revolução que impôs a democracia deu-se em 25 de Abril de 1974). Baseámos a nossa pesquisa em fontes primárias, nos Recenseamentos Gerais da População, elaborados decenalmente. Pretendemos averiguar relativamente aos números encontrados, nas fontes, se os mesmos correspondem ao trabalho efetivo das mulheres ou se houve sub-representação ou invisibilidade do trabalho feminino. Colocámos como problematização central averiguar se o trabalho exercido na esfera familiar era remunerado, ou este trabalho realizado nesta esfera integrava o salário familiar, do “chefe de família” masculino.
Este estudo parte de uma visão feminista, de género, porque pretende compreender como a sociedade patriarcal, ao longo de 70 anos, perspetivou e representou política e socialmente o trabalho das mulheres.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Registos de financiamentos
| Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
|---|---|
| UID/SOC/03127/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
English