Artigo não publicado nas atas da conferência
As vilas portuárias do Tejo enquanto Paisagens Culturais: agência, contingência e permanências. Um estudo de caso - Constância
Ana Paredes Cardoso (Cardoso, Ana Paredes);
Título Evento
VIII CER - Paisagens Culturais: heranças e desafios no território
Ano
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
A presente comunicação pretende debater o tema das vilas portuárias do Tejo enquanto Paisagens Culturais. Para verificar a operacionalidade desses dois conceitos recorremos a Constância, uma vila concelhia da sub-região do Médio Tejo, para caso de estudo. Atendendo a que apesar desse território construído ser observável numa pequena escala, ele resultou da interação de fenómenos de âmbito macro, que tiveram durações variáveis no tempo. Capar essas dinâmicas socioeconómicas, no século XVIII, é o objetivo central da nossa comunicação. Para tal seguimos as recentes propostas da bibliografia portuária mundial que exigem a integração do porto na vila ou cidade, advertindo que na vida de um porto nenhum factor teve longa duração. Começamos por sublinhar a agência de vários atores na construção do perfil portuário de Constância, com destaque para os mercadores e homens de negócio, que serão lidos em fontes fiscais. Depois, damos conta de várias contingências. Os poderes conflituantes resultantes da produção de leis ou do seu vazio, da sua aplicação ou recusa, que serão detetados nos documentos produzidos pelas administrações central e local, como foram as Ordenanças e Posturas. Para concluirmos com as permanências da antiga vila portuária de Constância e o seu eventual estatuto de Paisagem Cultural no século XXI.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Vilas portuárias do Tejo,Paisagens Culturais,Constância,Demografia,Economia,Séculos XVIII-XXI
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Geografia Económica e Social - Ciências Sociais
  • História e Arqueologia - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.